MIGUEL LOMBARDI SERÁ NOMEADO EMBAIXADOR DO SETOR DA JOIA FOLHEADA

O deputado federal Miguel Lombardi (PR) receberá, na próxima semana, o título de Embaixador da Capital da Joia Folheada no Congresso Nacional. A honraria será entregue pela ALJ (Associação Limeirense de Joias), no dia 29 de agosto, às 9h30, durante o lançamento da 23ª edição da ALJOIAS.

 

A premiação foi a forma encontrada pelos integrantes da ALJ para agradecer o empenho do deputado em aprovar o projeto, de sua autoria, que concede a Limeira o título de Capital Nacional da Joia Folheada. A proposta já foi aprovada na Câmara dos Deputados e recebeu o aval da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. Agora, o projeto seguirá para o Plenário da Casa. O deputado limeirense está fazendo gestão junto aos líderes de cada bancada solicitando que a proposta seja levada à pauta de votação nos próximos dias.

 

“É uma boa notícia para o setor de joias folheadas da nossa cidade porque este título oferece novas oportunidades. Significa mais visibilidade e gera maior atividade econômica com geração de benefícios tanto para quem emprega quanto para o trabalhador”, explica o deputado.

 

O presidente da ALJ, Fulvio Drago, lembrou que este título é fruto de um trabalho iniciado na década passada pela Associação Limeirense de Joias. “Nosso agradecimento ao deputado federal Miguel Lombardi que, desde os primeiros meses de mandato, nos recebeu e acolheu essa causa que trará enormes benefícios não apenas para o setor, mas sim para toda a cidade”, afirma.

 

O deputado ressalta que a aprovação deste projeto será uma excelente oportunidade de negócios para os empregadores desta área e para a rede hoteleira que poderá explorar o turismo de negócios. “Outro benefício que devemos lembrar é que será possível pleitear apoio do Governo Federal em programas estratégicos dos Ministérios do Turismo e da Cultura, ou seja, toda a cidade ganha”.

 

ALJOIAS

 

A ALJOIAS (Feira Internacional de Joias Folheadas, Brutos, Máquinas, Insumos e Serviço) chega a 23ª edição consolidando as mudanças que proporcionaram um conceito inovador do evento. A Feira, que acaba de completar 15 anos de existência, ocorrerá entre os dias 29 e 31 de agosto de 2017, no Shopping Nações. Nos dias 29 e 30, a feira funciona das 10h às 19h e, no dia 23, das 10h às 18hs, sempre com o credenciamento encerrando uma hora antes do término.

 

Por ser uma feira corporativa, o público é formado apenas por profissionais do setor de joias folheadas e as vendas dos expositores são exclusivamente no atacado. A ALJOIAS é conhecida mundialmente por trazer tendências e lançamentos do setor e por acompanhar as novidades do universo da moda. Sempre com a participação de diversas empresas locais e de outras cidades, os produtos expostos ganham visibilidade pelos quatro cantos do mundo, afinal, além dos compradores de todos os estados brasileiros, atrai visitantes de vários países.

 

CAPITAL NACIONAL DA JOIA FOLHEADA

 

Limeira se tornou referência nacional na produção de joias folheadas e bijuterias de metais, caracterizando-se como um exemplo de arranjo produtivo local que, apesar de entraves como a informalidade e a baixa automação das empresas, tem dado certo.

 

O polo limeirense é formado por micros e pequenas empresas de capital social familiar, responsáveis por produzir cerca de 50 toneladas de peças por mês, comercializadas em todas as regiões brasileiras, além de exportar para América Latina e países como Estados Unidos, África do Sul, Portugal, Itália e Espanha.

 

São 500 empresas formalizadas além de inúmera em fase de formalização. Juntas, elas geram quase 40 mil empregos diretos e indiretos, o que corresponde a quase um terço da população local economicamente ativa. A forte indústria de joias e bijuterias da micro região de Limeira, que agrega oito pequenas cidades, responde por 60% do faturamento nacional obtido com exportação de produtos do setor em um montante de US$ 132 milhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Joias e Gema.

 

 

Comentários