Mês de aniversário de Nova Odessa tem atrações artísticas e culturais

Programação da Diretoria de Cultura e Turismo tem vários tipos de eventos para o público

Mês de aniversário de Nova Odessa, maio está com a agenda cultural repleta de atrações gratuitas promovidas pela Prefeitura, através da Diretoria de Cultura e Turismo. São concertos musicais, sarau de poesias, show de humor, espetáculo de dança, exibições de filme, feira de artesanato, exposição de carros e até mesmo um festival de música popular. Haverá também a inauguração oficial da revitalização do Relógio de Sol, que fica em frente à Rodoviária.

Nesta quarta-feira, dia 9, o Teatro Municipal Divair Moreira recebe, a partir das 20h, a Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’, para a apresentação de Clássicos Populares. A premiada banda novaodessense traz novamente um repertório variado e, na sexta-feira, dia 11, também realizará um conserto especial em homenagem ao Dia das Mães. O evento é no Clube da Melhor Idade, às 14h.

No sábado, dia 12, a Praça Central José Gazzetta recebe a Feira de Artesanato a partir das 9h. No domingo, dia 13, tem espetáculo pelo Circuito Cultural Paulista, parceria da Prefeitura com a Secretaria de Estado da Cultura. “Cortejo e Brincadeiras Culturais”, da Cia Festa de Rei, ocorre às 16h na Praça do Jardim Santa Rita. A classificação é livre e o espetáculo tem 50 minutos, convidando o público a participar de cantigas de roda, versos e muita magia, focando na cultura popular.

Na segunda-feira, dia 14, a Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária) recebe às 19h nova edição do sarau de poesias “Parada Poética”, que já se tornou tradição em Nova Odessa e região, reunindo artistas de locais e até de renome nacional. Outra atração de destaque é a exibição do filme “Colegas”, uma produção que quebra paradigmas ao ser estrelado por atores com Síndrome de Down.

Trata-se de atração pelo programa Pontos MIS, parceria da Prefeitura com o Museu da Imagem e do Som, de São Paulo. O filme será exibido no Teatro Municipal Divair Moreira no dia 18, com sessões às 10h, 14h e 20h, além do dia 25, nos horários das 10h e das 14h. O Pontos MIS conta ainda com parceria da Secretaria Municipal de Educação, que proporciona os filmes para alunos de escolas municipais.

MAIS – No sábado, dia 19, o Teatro Municipal Divair Moreira é palco mais uma vez para o humorista Rodrigo Peluca, que agora apresenta o stand up “A Comédia da Comédia”, a partir das 19h. Por sua vez, o domingo, dia 20, traz na Estação Cultura também o evento “Encontro de Carros Antigos”, às 9h, reunindo proprietários e expositores de veículos de coleção.

Na sequência, a terça-feira, dia 22, terá nova edição de ‘Contação de Histórias’ dentro de espaço na Biblioteca Municipal e no Centro Cultural Herman Jankovitz, onde será inaugurada a “Ludicasa”. Na quarta, dia 23, o Conselho Municipal de Cultura se reúne às 18h no auditório da Prefeitura, convidando a todos os cidadãos interessados em participar das discussões do setor.

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, celebrando o aniversário da cidade, a Revirada Cultural vai proporcionar o evento “Nova Canção – Festival de Música Popular”, que pretende revelar talentos de compositores e intérpretes na RMC (Região Metropolitana de Campinas), inclusive premiando as melhores músicas escolhidas por um júri. A Diretoria de Cultura e Turismo realiza o festival na Praça dos Três Poderes, às 19h.

Na segunda-feira, dia 28, às 14h, será a inauguração do revitalizado Relógio de Sol, que fica em frente à Rodoviária e é um dos poucos existentes em todo o mundo. Ainda neste dia, o Casarão de Cultura recebe, a partir das 19h, o evento ‘Música na Varanda’. Por fim, a Cia. de Dança ‘Vivarte’, de Valinhos, apresenta espetáculo artístico no dia 31, às 20h, na Praça Central José Gazzetta.

O diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno, cita que o objetivo da Administração Municipal é disponibilizar atrações diversificadas aos novaodessenses. “A agenda cultural é divulgada nas redes sociais, meios de comunicação e em pontos estratégicos, oferecendo eventos para diversos públicos”, completa. A Diretoria de Cultura e Turismo fica na Avenida João Pessoa, 253, Centro. O telefone é 3466-2196.

 

Comentários