Santa Bárbara d´Oeste

Mercado interno em crise e alta do dólar favorecem exportações


Balança comercial registrou superávit de US$ 23,6 bilhões no semestre, recorde histórico desde 1989

Com a crise econômica brasileira, o mercado interno com baixas vendas e a alta do dólar, o período é favorável para a exportação. Por isso, as empresas que atuam no mercado externo não estão sentindo impactos da desvalorização cambial e a retração da economia brasileira. Esses dois fatores contribuíram para que o Brasil, nas suas operações de comércio exterior, conseguisse um superávit de US$ 23,6 bilhões no primeiro semestre deste ano, o mais alto para o período desde 1989.

Na crise, as indústrias precisam buscar novas oportunidades e a exportação pode ser uma boa saída.  Entretanto, é preciso estar preparado para atuar no mercado externo. O docente do curso Técnico em Comércio Exterior do Senac Americana, Claudio Freitas, explica que a empresa precisa estar organizada para mudanças e pronta para atender novos mercados.

“As companhias que querem exportar precisam conhecer bem os produtos que fazem. O mercado de exportação requer adaptações de culturas, religiões, idiomas, entre outros aspectos. É necessário pesquisar bem o mercado-alvo que quer atingir, por meio de feiras, viagens e consultas aos órgãos governamentais. Somado a tudo isso, é importante realizar um planejamento sólido de atuação no mercado em que a empresa pretende se inserir”, destaca.

Depois de tudo estruturado na empresa, é preciso se especializar para lidar com questões aduaneiras. “Existem regras e elas devem ser seguidas ao pé da letra, para que o importador e exportador não sofram penalidades. Vamos citar como exemplo os incoterms, que são termos contratuais e que determinam as responsabilidades de quem compra e de quem vende. Se importador ou exportador não conhecer bem estes termos pode perder muito dinheiro, afetando assim o seu custo direto”, orienta.

 

Cursos com inscrições abertas

 

O curso Técnico em Comércio Exterior tem início em agosto e é uma ótima oportunidade para quem pretende seguir a carreira e aproveitar o momento favorável para exportações. O técnico em comércio exterior é o profissional que atua na gestão das diversas atividades das áreas relacionadas ao comércio exterior, aplicando regras de comércio exterior e das políticas cambiais e alfandegárias, cumprindo os trâmites aduaneiros, portuários, de transporte, armazenagem e logística internacional em conformidade com a legislação vigente.

 

O curso capacita o aluno para trabalhar em comércio, instituições financeiras, empresas de logística, freinght forwarders, empresas aéreas, marítimas e indústrias.

O Senac Americana oferece vários cursos técnicos na área de gestão e negócios, que podem garantir uma nova qualificação ou aprimoramento profissional. Estão abertas as inscrições para os cursos Técnico em Comércio Exterior, Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Logística.

 

Mais informações podem ser obtidas no portal www.sp.senac.br/americana ou pelo telefone (19) 3621-1350.

 

Serviço:

 

Técnico em Comércio Exterior

Data: 23 de agosto de 2016 a 5 de dezembro de 2017

Horário: segunda a quinta-feira, das 19 horas às 22h30

 

 

Técnico em Administração

Data: 8 de agosto de 2016 a 20 de dezembro de 2017

Horário: segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30

 

 

Técnico em Recursos Humanos

Data: 15 de agosto de 2016 a 21 de agosto de 2017

Horário: segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h30

 

 

Técnico em Recursos Humanos

Data: 23 de agosto de 2016 a 28 de novembro de 2017

Horário: segunda a quinta-feira, das 19 horas às 22h30

 

 

Técnico em Logística

Data: 2 de agosto de 2016 a 27 de setembro de 2017

Horário: segunda a quinta-feira, das 19 horas às 22 h30

 

 

Técnico em Logística

Data: 8 de agosto de 2016 a 13 de novembro de 2017

Horário: segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17 horas

 

Local: Senac Americana

Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo

Informações e inscrições: pelo site www.sp.senac.br/americana ou pelo telefone (19) 3621-1350.

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br