24Horas Variedades

Melhor usabilidade e linguagem cidadã: conheça o novo Portal da Transparência

Serpro implementou solução de Dados como Serviço para o Ministério da Transparência (CGU)
As principais inovações e melhorias que facilitam a navegação, interatividade e disponibilização das informações para monitoramento dos gastos públicos federais no novo Portal da Transparência foram apresentadas hoje, 28 de junho, pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília.

Entre as mudanças destacam-se o aprimoramento na integração entre as consultas e as diversas bases de dados, ferramenta de busca, visualização e comparação em gráficos, melhor usabilidade e linguagem cidadã. A nova versão permitirá de forma flexível, intuitiva, acessível e rápida, buscar informações sobre receitas, despesas diretas, transferências a estados e municípios, licitações e contratos, convênios, punições a empresas, entre outros.

Na mesa de abertura do evento, a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, ao lado do ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, parabenizou a CGU pelo protagonismo no fortalecimento da transparência do Estado brasileiro, trabalho realizado com outros órgãos do governo. “O Serpro entende que o Portal da Transparência é um aliado no processo de modernização da gestão da administração pública, ponto fundamental de um Estado eficiente. E, mais uma vez, a nossa parceria com a CGU oportunizará à sociedade maior capacidade de monitorar os gastos públicos, com mais facilidade e compreensão das informações”, disse.

O Serpro implementou uma solução de Dados como Serviço para a CGU, que se integra ao novo Portal da Transparência e que gera maior organização das informações das principais bases dos sistemas estruturadores do país. “A inovação facilita a seleção adequada dos dados que atendem às necessidades desse órgão para cumprir seu papel no país, possibilitando que o cidadão compreenda de forma mais fácil as informações que estão disponibilizadas”, destacou a presidente.

Parceria Serpro e CGU

O Serpro não se vê apenas como o fornecedor da solução de informação que integra o Portal. “Como parceiro da CGU na evolução contínua desse importante serviço, temos confiança que juntos, com todo o ecossistema de governo, somos capazes de promover a transformação digital do governo brasileiro, porque esse é o nosso compromisso com o Brasil”, enfatizou Glória Guimarães.

Para o ministro da CGU, Wagner Rosário, quanto mais bem informada, melhores condições a sociedade tem para exercer o controle dos recursos públicos e participar dos processos decisórios governamentais. “Com a reestruturação do Portal, termos um canal ainda mais eficiente na divulgação proativa e espontânea de dados sobre as receitas e despesas do Governo Federal, melhorando sua usabilidade, adequando-o aos princípios de dados abertos além de torná-lo mais interativo e acessível, com navegação rápida e intuitiva para os cidadãos brasileiros”, pontuou.

Prioridades do Novo Portal

Segundo informações do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, o novo Portal da Transparência vai priorizar:

  • Integração dos dados: permitirá acessar dados de diferentes bases governamentais a partir de novas bases. O usuário poderá visualizar, numa única página, gastos diretos, pessoal, principais fornecedores e muito mais;
  • Linguagem cidadã: informações serão disponibilizadas no formato popularmente conhecido para as ações e programas de governo, utilizando também a visualização gráfica para facilitar o entendimento dos dados;
  • Melhor usabilidade: com um layout mais intuitivo e responsivo, o novo Portal será melhor acessado a partir de celulares e tablets, oferecendo ferramenta de busca e permitindo navegar por tabelas interativas que agregam dados e geram seus próprios gráficos;
  • Mais interatividade: integração com redes sociais, geração de QR Codes, ferramentas de notificação do usuário em caso de atualizações e até a possibilidade de notificar empresas suspeitas de irregularidades;
  • Dados abertos: as mesmas APIs usadas para alimentar o Portal estarão disponíveis para que a sociedade crie suas próprias ferramentas e aplicativos, além dos dados em tabelas para quem quer fazer estudos e análises.

Consultas

Portal da Transparência é o mais abrangente banco de dados disponível à população sobre a aplicação dos recursos públicos do Governo Federal, ao oferecer num único ambiente consultas como: transferências de recursos; execução orçamentária e financeira; receitas e convênios; informações sobre mais de um milhão de servidores (civis e militares); imóveis funcionais; consultas temáticas (Bolsa Família, diárias, Cartão de Pagamento, transparência nos Estados e Municípios); Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim); Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis); entre outros. Também é possível ao cidadão realizar cadastro da mala direta para receber, por e-mail, informações sobre liberações de recursos para convênios de um determinado município.

O ambiente tem registrado recordes de acessos desde a sua criação, em novembro de 2004. Somente no ano passado, foram mais de 21,3 milhões de visitas. A média mensal de acessos nos últimos anos é de mais de 1,8 milhão.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br