19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Melhor Idade de Nova Odessa inicia trabalho para prevenção do ‘pé diabético’

Compartilhe essa notícia!

Clube da Melhor Idade realizará avaliações com 130 integrantes de grupo

 

O Clube da Melhor Idade inicia na próxima segunda-feira, dia 27, um trabalho específico com os participantes do grupo Doce Dia, formado por aproximadamente 130 pessoas acima de 60 anos. O objetivo é ampliar a prevenção e acompanhamento do diabetes, principalmente o chamado ‘pé diabético’, que é um problema decorrente da doença, ocasionado por feridas que não cicatrizam e acabam infeccionando.

A fisioterapeuta do Clube, Carla Basso Inácio, explicou que a ideia é monitorar a neuropatia diabética, uma das complicações da doença. “É algo que normalmente começa pelos pés e pernas. Ocorre de, em muitos casos, a pessoa não ter mais sensibilidade, ou afetar a parte vascular. Sendo assim, às vezes tem machucado no membro e nem percebe, gerando infecções e até mesmo amputações”, descreve.

Conforme a profissional ressalta, os primeiros sinais da doença são formigamento, queimação, dor e alterações na sensibilidade. “Queremos, com esse trabalho específico, prevenir as amputações, que reduzem drasticamente a qualidade de vida dos idosos”, reforça. Quem não tem a neuropatia passará por avaliação anual, enquanto quem apresenta a patologia, terá acompanhamento em períodos menores.

A enfermeira Elmícia Souza Silva é uma das profissionais que acompanha os casos de ‘pé diabético’ no Hospital Municipal ‘Doutor Acílio Carreon Garcia’. “Entramos com a parte de medicação, tratamento e internação, assim como avaliação de cirurgia por médico vascular”, detalha. Ela frisa que é dada toda a assistência e amparo aos pacientes. “No mês passado eram dois casos e essa semana, não tinha ninguém”, conta. “Acho que com esse trabalho (no Clube) vai diminuir os problemas”, completa.

A primeira-dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, destaca mais este trabalho de acompanhamento de grupos específicos no Clube da Melhor Idade. “É um olhar que a Administração Municipal tem em especial com os idosos. Além de proporcionar atividades físicas e de lazer, o Clube proporciona cuidados através da prevenção de doenças”, complementa.

O Clube da Melhor Idade de Nova Odessa atende atualmente a mais de 1,7 mil pessoas. Mais de 1.300 acima de 60 anos estão cadastrados e frequentando as diversas atividades oferecidas gratuitamente no local, além de munícipes de idades variadas (a partir dos 16 anos) participando de aulas de ritmos (zumba), disponibilizadas em vários horários de segunda a sexta-feira.

O Clube conta com as modalidades de Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Karatê, Judô, Capoeira, Vôlei Adaptado, Dança Coreografada, Canto, Pilates, Acupuntura e Jogos de Mesa (Dama, Truco, Dominó). Existem ainda os grupos Viver Bem e Equilíbrio, que através do acompanhamento de profissionais cuidam da alimentação e do bem-estar dos integrantes da Melhor Idade.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!