28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Masterclass de violino traz prática instrumental à Estação Cultural

Compartilhe essa notícia!

Apresentação que faz parte do Projeto Ninho Musical acontece em 06 de setembro, a partir das 8h, com entrada gratuita

 

 

A Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste recebe, no próximo sábado, 06 de setembro, o Masterclass de Violino, O evento é parte integrante do Projeto Ninho Musical, da fundação Romi, e é destinado a todo instrumentista, que poderá participar como “inscrito ativo” (executante) ou como “ouvinte”, bem como a toda comunidade que poderá participar como “inscrito ouvinte”. O evento, aberto ao público amante dos instrumentos de orquestra em especial o Violino, começa às 8h e será conduzido pela musicista convidada Elizandra Ferreira dos Santos “Licenciada em música/UNIMEP” sob supervisão e orientação do coordenador maestro Paulo Bellan.

 

O Masterclass apresentará alguns métodos clássicos de violino, tais como: Suzuki, Hans Sitt e Laoureux. A proposta é trabalhar a interpretação , o convívio coletivo e a percepção dos participantes, e promover também a busca pelo aprendizado e a disseminação da prática instrumental do violino, através do diálogo e dos exercícios propostos durante O MASTERCLASS do Projeto Ninho Musical.

 

De acordo com Elizandra, o Masterclass de violino traz ao público de Santa Bárbara um gênero pouco explorado na região. A musicista ainda ressalta a importância dessa corrente para o público jovem. “A pessoa que acompanha música erudita amplia o repertório instrumental, sabe diferenciar os ritmos e estilos, e pode interpretar com clareza o sentimento que a melodia passa, e acima de tudo aprende a trabalhar e conviver em grupo”, comenta.

 

A Estação Cultural de Santa Bárbara d´Oeste está localizada na Avenida Tiradentes, 2, no Centro. Para mais informações, ligue: 3455-4830 ou 3455-4833.

 

O projeto

 

O Ninho Musical, realizado pela Fundação Romi desde 2010, faz parte dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo e conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura (MinC), além de parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Santa Bárbara d’Oeste, que fornece parte dos instrumentos musicais. As aulas gratuitas são ministradas pelo coordenador e maestro Paulo Cesar Bellan, na Estação Cultural de Santa Bárbara d’Oeste.

 

Fundação Romi

 

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A. , instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!