28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

MALWARE MADE IN BRASIL

Compartilhe essa notícia!

 

Sem título

Um malware é um código malicioso que invade o sistema com o intuito de alterar o funcionamento do sistema operacional e seus componentes. Substituindo funções e clonando operações internas. Este é o pior dos problemas que qualquer usuário de internet e informática pode enfrentar, pois aparentemente o sistema funciona perfeitamente e só se descobre o problema quando já é tarde demais.

Uma ótima solução para antecipar-se ao problema e corrigi-lo antes que cause um mal maior é utilizar ferramentas próprias para eliminação deste mal. Algumas soluções antivírus possuem já essa varredura internamente porem são pouco eficazes uma vez que o problema já esta instalado.

Como essa coluna é voltada para publico não técnico, vamos entender como funciona a anatomia do Windows em poucas e simples palavras para depois analisar o Malware.

 

Sem título1

ANATOMIA DO WINDOWS

O Windows é o sistema operacional, ele é o responsável por se comunicar com as placas funcionando como interprete entre você e seu computador. Cada componente ou ação é coordenada por um ou mais serviços internos do Windows.

 

Exemplo de serviços ativos.

A Comunicação do Windows com o exterior (Internet) se dá através de portas de acesso. Imagine que cada porta seja uma estrada com destino certo, por exemplo, páginas de internet usam a porta 80.

 

Sem título3

INFECÇÃO

O Malware, sempre é criado com um propósito especifico e uma função direcionada. Em especial, vamos tomar como exemplo o Malware citado no link que altera o código de barras de boletos bancários fazendo com que a vitima ao invés de pagar sua conta, deposite dinheiro na conta do estelionatário.

Ele reajusta os serviços do Windows permitindo que alem de cumprir o que o serviço foi criado para cumprir ele também trabalhe a favor do Malware, muitas vezes interceptando as portas de comunicação que estiverem abertas para facilitar o transito transparente de informações, sendo indetectável por firewall e alguns antivírus.

 

Sem título4

SE LIVRANDO DO MAL

A maioria dos antivírus hoje, já é capaz de reconhecer como Malware esse código malicioso e elimina-lo ou evitar o contagio, porém em alguns casos, o mesmo se instala na restauração do sistema, sendo reinstalado sempre que o computador é iniciado.

É recomendado que você execute um software especializado em Malware pelo menos a cada 15 dias, sugerimos o uso do spybot. Instalar e atualiza-lo, depois mandar examinar. O processo pode demorar um pouco mas é totalmente automatizado, pedindo confirmação para eliminar ou corrigir problemas apenas no término da operação.

tecnologia Orso

 

 

 

 

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!