24Horas Política

Maluf é condenado e fica inelegível por cinco anos

Deputado foi condenado por superfaturamento em obras quando foi prefeito da cidade de São Paulo, na década de 90; cabe recurso da decisão

Paulo MalufPaulo Maluf (Monica Zarattini/AE)

O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve nesta segunda-feira a condenação contra o deputado Paulo Maluf por improbidade administrativa e superfaturamento de obras quando era prefeito de São Paulo. Ele já havia sido condenado em 1ª instância.

A corte determinou que Maluf terá de pagar multa no valor de 21 milhões reais por desvios na construção do Túnel Ayrton Senna. Além disso, ele perderá os direitos políticos por cinco anos. A defesa do ex-prefeito irá recorrer da decisão.

O caso – Maluf é acusado de superfaturar as obras da Avenida Água Espraiada, construída nos anos 90 e depois rebatizada como Avenida Jornalista Roberto Marinho, e o Túnel Ayrton Senna. De acordo com o Ministério Público, a prefeitura aceitou preços de equipamentos, materiais e mão de obra muito acima dos valores de mercado. Os preços foram apresentados pelas empreiteiras Constran e CBPO. Reynaldo de Barros, que na época era presidente da Emurb na época, também foi condenado.

Segundo os promotores, o dinheiro superfaturado foi enviado por Maluf ao exterior com a ajuda de doleiros. As informações só vieram à tona em 2002 quando dois funcionários da empreiteira Mendes Júnior (que construiu a Água Espraiada) entregaram provas aos investigadores.

Em nota, a assessoria de Maluf informou que vai recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados do ex-prefeito afirmam que a decisão do TJ não impede que ele participe das próximas eleições – argumentam que Maluf não foi condenado por prática de ato doloso nem por enriquecimento ilícito, o que o enquadraria na Lei da Ficha Limpa.

 

Veja

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.