Mais de 90 agentes públicos participam de curso sobre o Legislativo

Seminário aconteceu durante todo o dia nesta terça-feira, 1º de agosto

Durante a manhã e tarde desta terça-feira, 1º de agosto, aconteceu no Plenário da Câmara o curso “A Câmara Municipal e o seu funcionamento”, promovido pelo Centro de Capacitação em Administração Pública, o Conam, em parceria com a Escola Legislativa Paulo Freire. O seminário contou com a presença de cerca 90 pessoas, entre vereadores, assessores e jornalistas das cidades de Americana, Artur Nogueira, Conchal, Hortolândia, Iracemápolis, Leme, Rio Claro e Rio das Pedras.

Na abertura, o presidente da Casa, o vereador Zé da Mix (PSD), falou sobre a importância de cursos como este para os servidores. “É uma grande satisfação em ter todos vocês aqui, gostaria de agradecê-los pela presença. Cada vez mais a gestão pública precisa de profissionalismo, e é gratificante oferecer ferramentas para que os assessores se tornem cada vez mais capacitados para prestar melhor serviço à população”, ressaltou, destacando a presença dos vereadores da região e de Limeira.

Walter Pennick Caetano, economista e diretor do Conam, antes de iniciar o curso, disse que a intenção era trazer um pouco da experiência do Conam para o Legislativo de Limeira. “Vocês representam segmentos da sociedade. Nossa finalidade aqui é trazer um linguajar simples para os vereadores e seus assessores e passar o conhecimento das palavras usuais dentro do Legislativo. A Câmara hoje tem que mostrar transparência no seu trabalho, e isso deve ser feito de maneira simples, para que a população possa saber o que vocês executam no dia a dia e, principalmente, nos dias de sessões”, explicou o palestrante.

Após cada bloco de palestra, foi aberto um debate para esclarecer as dúvidas dos assessores, vereadores e outros profissionais presentes.

Além de Walter, o curso contou com outros quatro palestrantes. José Carlos Polo, economista, consultor da área de Planejamento e Orçamento e Gestão da Conam e consultor em Finanças Públicas; Armando Marcondes Machado Jr., advogado, consultor-geral da Conam e procurador do Estado de São Paulo; Manoel Joaquim dos Reis Filho, advogado, especialista em Administração Pública, consultor-chefe da área de Direito Público da Conam e procurador do Estado de São Paulo; Clarissa Boscaine, advogada, especialista em Direito Administrativo pela PUC/SP e consultora da área de Direito Público da Conam; e Douglas Rodrigues Caetano, diretor da Conam.

O Conam, Centro de Capacitação em Administração Pública (CECAP), realiza seminários e cursos voltados à gestão das Câmaras Municipais com temas de relevância para o Poder Legislativo Municipal.