Santa Bárbara d´Oeste

Mais de 300 toneladas de materiais são retiradas da antiga área do Zumbi dos Palmares


Mais de 300 toneladas de materiais já foram retiradas com os serviços de limpeza e remoção de entulhos na área da antiga ocupação Zumbi dos Palmares, Zona Leste de Santa Bárbara d’Oeste. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e com o apoio de diversos setores da Administração Municipal, segue com a ação no terreno de mais de 24 mil metros quadrados, utilizando tratores e máquinas e também extraindo espécies de árvores que não são nativas e invasoras do local.

Durante sua participação no Jornal Santa Bárbara Hoje desta sexta-feira (6), o prefeito Denis Andia ressaltou que o trabalho de limpeza no Zumbi dos Palmares é mais um marco na história do Município, marcando o fim da favela e a reurbanização de uma das maiores áreas da cidade. A retirada dos materiais e posterior reurbanização é o fim de uma história de 12 anos. A nova era começou em 2013, envolvendo cadastro, numeração dos barracos até então existentes, cadastro e sorteio de moradias do Residencial Bosque das Árvores, remoção de famílias da demanda indicada e mudança para novos lares entre novembro e dezembro.

“O fato é que as famílias que ali viviam estavam em condições sub-humanas. Infelizmente tivemos histórias de crianças que nasceram e cresceram em meio a um lugar sem condições de higiene, sem o mínimo de dignidade. Não tenho dúvidas de que, entre todas as ações que fizemos em quatro anos, o que mais me marca é certamente terminar com essa favela e essa condição sub-humana e de flagelo de mais de 200 famílias. Mais do que construir as novas moradias foi terminar com essa condição de vida dessas pessoas. Nós erradicamos uma favela. Temos que ser gratos à Deus por tudo o que aconteceu”, comentou Denis.

“Todo o trabalho realizado foi com serenidade. Não vimos aqui nenhum problema, ao contrário do que ocorre até em outras cidades do País. Foi um trabalho impecável da Secretaria de Promoção Social, em uma análise da Caixa Econômica Federal – órgão que faz um trabalho desses em todo o Brasil. Eles nunca viram uma dedicação, um cuidado e um carinho como ocorreu aqui em Santa Bárbara d’Oeste”, explicou. “Agora, depois de tudo isso, temos a retirada dos materiais, triagem, encaminhamento e reurbanização do espaço. Quem passa pela Avenida Antonio Pedroso e Charles Keese Dodson até estranha. Mudou-se completamente todo o panorama, toda a imagem do local”, completou o prefeito.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br