29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Luzes inversas são ideais para escurecer os fios gradualmente

Compartilhe essa notícia!

Conheça a técnica para deixar os fios mais escuros de forma natural e moderna sem criar marcações exageradas nos cabelos

Mudar o visual é muito importante para a autoestima feminina. Cortar o cabelo, tingir, fazer mechas e qualquer coisa para que o resultado no espelho seja favorável.

A mudança, às vezes, pode ser arriscada e existem formas gradativas de fazê-las para não se assustar ou se arrepender com o resultado. Começar as mudanças do cabelo pelas luzes é um bom exemplo.

As luzes são tingimentos graduais que clareiam pequenas mechas de acordo com o tom escolhido. Derivadas delas, as luzes inversas estão sendo as queridinhas das mulheres hoje em dia, por permitirem escurecer os cabelos.

A luz inversa consiste no mesmo procedimento da tradicional, porém, como o nome já diz, é o processo invertido: as cores utilizadas são tons mais escuros que o cabelo natural.

Segundo Marques de Paula, do salão Jassa, o estilo tem muitas vantagens. Ele devolve a naturalidade do cabelo e rejuvenesce a mulher. Além disso, permite amenizar os tons muito loiros ou deixar o cabelo branco ou grisalho mais estiloso, com nuances mais escuros. É uma boa opção pra quando o cabelo está claro demais e não se quer voltar ao tom original de uma vez só.

Como fazer as luzes inversas

luzes-invertidas-2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para escolher as cores, o profissional indica que não há regra, já que o objetivo do estilo é oferecer naturalidade. “Nas luzes inversas temos que devolver o tom mais natural possível do cabelo que cada pessoa tem”, diz o hair stylist, e ainda garante que as luzes ficam boas em qualquer tom de pele.

Já para a escolha do procedimento usado para fazê-las, depende do resultado que se deseja obter. Assim como qualquer procedimento nas madeixas, há técnicas variadas para a obtenção do estilo. Marques de Paula sugere duas: a do papel alumínio e a da touca, que deixa as luzes bem finas.

Veja abaixo como fazer cada procedimento e escolha a sua para mudar o visual:

Luzes inversas com papel alumínio

Para fazer, alguns materiais te ajudarão:

  • Papel alumínio cortado em quadrados;
  • Pincel de tintura;
  • Tinta de sua escolha.

Como fazer:

1. Com os cabelos secos, estique-os e desembarace-os completamente;

2. Divida o cabelo em partes para facilitar a aplicação;

3. Escolha a primeira mecha e apoie em um dos pedaços do papel laminado. Ele deve ficar atrás do cabelo, com as partes superiores de ambos juntas;

4. Com o pincel, aplique a tinta, da raiz dos fios às pontas;

5. Dobre a folha pela metade junto com o cabelo, de forma que nenhuma parte da mecha fique exposta;

6. Deixe agir pelo tempo sugerido e lave em seguida.

Luzes inversas com touca

Para fazer as luzes inversas com touca, você precisará dos materiais abaixo:

  • Luvas descartáveis;
  • Touca para luzes;
  • Agulha de crochê para puxar os fios;
  • Tinta de sua escolha;
  • Pincel.

Veja abaixo como fazer:

1. Com os cabelos secos e bem esticados e desembaraçados, penteie para trás para a touca cobrir todos os fios;

2. Esquente a touca com o secador para aumentar sua aderência. Coloque a touca em seguida;

3. Com a ajuda da agulha, puxe em cada buraquinho as mechas que decidir tingir;

4. Aplique a tinta com um pincel e deixe agir pelo tempo solicitado pelo fabricante. Por se tratar de luzes inversas, não há necessidade de descolorir as mechas antes;

5. Lave o cabelo para retirar a tinta.

Luzes inversas x mechas invertidas

luzes-invertidas-3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As luzes nada mais são do que mechas com tons diferentes da cor original do cabelo. Porém, elas recebem esse nome por serem mais finas que as mechas tradicionais. Segundo Marques de Paula, “as luzes tem que ser muito mais finas pra dar um efeito bem natural, enquanto as mechas já são mais grossas e acabam ficando bem marcadas”.

Cuidados especiais

Por não precisarem de descolorações, os cuidados com as luzes inversas não são tão exigentes quanto os das tradicionais.

Mesmo assim, é essencial que o cabelo esteja sempre hidratado para que a naturalidade da cor fique bonita e com vida.

Marques sugere o tratamento completo, que não é segredo: “Usar xampu e condicionador de boa qualidade, específicos para cada tipo de cabelo, e tratamento sempre com boas máscaras e ampolas, também específicos para cada tipo de cabelo”.

 

* Sempre procure um profissional.

 

Fonte: Dicas de mulher

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!