Artigos / Opinião

Loteamento como opção de investimento

O mercado brasileiro disponibiliza hoje várias possibilidades de investimento. Todas elas tem suas vantagens e riscos e cabe ao investidor avaliar a melhor opção. É importante considerar também o tempo de retorno esperado, já que alguns tipos de aplicações exigem um prazo maior para gerar resultados. Algumas pessoas inclusive preferem diversificar o mix de investimentos, assim podem ampliar seus retornos e ainda reduzir os riscos, já que seus recursos não estão focados em apenas um tipo.

Para quem não acompanha de perto o mercado financeiro ou não conhece a fundo as ações, os títulos públicos, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI), as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), as Debêntures (títulos emitidos por empresas), os fundos de investimentos, Certificado de Depósito Bancário (CDB) e o Recibo de Depósito Bancário (RDB), por exemplo, mas quer ganhar além do que os rendimentos possibilitados pela poupança, pode encontrar no loteamento uma alternativa.

Apostar nesse tipo de aplicação não exige um conhecimento mais aprofundado na área financeira, por isso é mais seguro que os demais investimentos, já que em função disso a chance de cometer um erro é menor. Além disso, a tendência é que o terreno adquirido valorize com o decorrer do tempo. Principalmente no período em que a infraestrutura do loteamento estiver sendo feita, todas as melhorias feitas contribuirão para a valorização do negócio.

Especialmente se o terreno for de uma empresa que tem credibilidade no mercado, que cumpre a legislação e que tem um histórico positivo dos loteamentos entregues anteriormente, considerando tanto documentação quanto a infraestrutura, e inclusive o respeito ao meio ambiente. Esse são pontos relevantes para se considerar.

Além disso, é importante verificar a localização do terreno e o entorno dele. Se a região é desenvolvida, se está em expansão ou se é um espaço em potencial. No caso desse último, por exemplo, futuramente a valorização dele pode ser ainda maior.

A aposta em loteamento é também uma alternativa segura, quando comparada a outros tipos de investimentos que são mais afetados pela instabilidade que cerca o mercado financeiro. A segurança está justamente no fato de que o lote não é afetado diretamente por acontecimentos do dia a dia, como a greve dos caminhoneiros, que fez despencar o valor das ações da Petrobrás, por exemplo. Ou pela incerteza política quanto à permanência ou não de um presidente no poder, que impacta no dólar.

Quem adquire um lote ainda paga menos imposto, já que os juros da negociação incidem sobre os valores da transação, e como os preços são menores, as taxas e os tributos serão mais baixos. E, pelo fato do loteamento exigir um investimento de valor mais baixo, quando comparado a casas e apartamentos, o financiamento é mais acessível. Esse também é outro fator que faz da aquisição de um lote um bom investimento. O valor da compra do terreno não é tão alto, em relação a outros imóveis e o proprietário não terá gasto com o espaço, caso não queira. Pois, o lote não necessita de uma administração constante. Além disso, é um patrimônio, um bem, um investimento que pode passar de geração a geração ou ser revendido e gerar mais lucro.

 

Por Vinícius Diniz, diretor e fundador da Urbaville Urbanismo

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br