Piracicaba

Lobo-guará, onça-parda, veado e gato mourisco são os novos moradores do Zoo de Piracicaba

Animais foram trazidos da Associação Mata Ciliar, de Jundiaí

O Zoológico Municipal de Piracicaba tem quatro novos moradores. O lobo-guará Baloo e a onça-parda Ágata já podem ser vistos pelos visitantes em seus recintos. Já o gato mourisco Zaique e um filhotinho de veado-catingueiro, o Frank, estão separados, em processo de recuperação e adaptação ao novo lar. Os animais que chegam ao Zoo não são comprados nem retirados de seu habitat natural. Eles são resgatados de criadouros clandestinos ou após serem vítimas de maus tratos, de incêndios em florestas ou atropelamentos, por exemplo. Outra situação é o intercâmbio entre zoológicos. No caso destes animais, eles foram trazidos da Associação Mata Ciliar, de Jundiaí.

Baloo, o lobo-guará, é um macho de seis anos. Ele viveu desde os quatro meses de idade na Associação Mata Ciliar, quando foi encontrado com a mãe e irmã. Por estar com uma fratura, ele não conseguia acompanhar sua família e teve de ser recolhido e tratado. Considerado o maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará pode ser encontrado no cerrado, na região central do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia. Com hábitos crepusculares (amanhecer/anoitecer), não é considerado um animal em extinção. Se alimenta de frutas, carne fresca e ração para cães e pode chegar ao peso de 30 quilos.

A onça-parda Ágata é ainda filhote, com cerca de quatro meses de idade. Ágata, provavelmente, foi abandonada pela sua família e, sozinha, não conseguiria sobreviver na natureza. Com sete quilos, ela se alimenta de carne fresca e ração para gatos. Originária da América, quando atingir a idade adulta pode pesar até 70 quilos.

Zaique, o gato mourisco, está no Zoo desde do dia 22 de janeiro. O macho, com aproximadamente três anos e meio, veio da Associação Mata Ciliar para fazer companhia à fêmea da mesma espécie que vivia sozinha. Por enquanto, Zaique está no mesmo recinto que ela, mas separado. “Esta separação é necessária porque eles precisam se conhecer aos poucos, pela tela, para, quando estiverem juntos, não se estranharem”, explica a veterinária Camilla Xavier Mancini. O gato mourisco é um animal de hábitos diurnos. É encontrado na América do Norte e também em boa parte da América do Sul e não é um animal ameaçado de extinção. Sua alimentação na natureza é baseada em roedores, aves e répteis. No Zoo, se alimentam de carne fresca e ração para gatos.

O veado cantingueiro Frank era um recém-nascido quando foi levado à Associação Mata Ciliar, em setembro do ano passado. O machinho chegou esta semana ao seu novo lar, em Piracicaba, pesando pouco mais de 3 quilos e está em fase de adaptação e ainda inspira cuidados. Sua alimentação tem como base frutas, verduras, legumes, ração e folhagens. Na idade adulta, um veado catingueiro pode pesar entre 11 a 25 quilos e é encontrado desde o sul da região amazônica até o Uruguai e região central da Argentina.

É IMPORTANTE SABER… – Os animais que chegam no Zoológico não são comprados e nem retirados do seu habitat natural. Eles podem vir de outros zoológicos, intercambiados por meio de permutas. Capturados, feridos em situações adversas, jamais poderão ser repostos na natureza porque perdem sua estrutura social, pais e irmãos, com quem poderiam aprender comportamentos importantes para a sobrevivência.

Os zoológicos constituídos de acordo com a legislação vigente, como é o caso de Piracicaba, fazem parte de uma associação nacional, a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), fundada em 1977 com o objetivo de integrar e representar os zoológicos e aquários brasileiros, considerada uma referência em conservação.

SERVIÇO – O Zoológico Municipal de Piracicaba conta com 385 animais – 253 aves, de 62 espécies; 80 mamíferos, de 31 espécies; e 52 répteis de oito espécies. O Zoo está localizado à avenida Marechal Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone (19) 3421-3425.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br