Limeira: Vinícius, Christian, Roseane e muitos outros deficientes experimentam a sensação de andar de skate


Evento promovido pelo Projeto LIA aconteceu nesta sexta (9)

 

 

Vinícius, Christian e Roseane têm 12 anos. Além da idade e de algum tipo de deficiência, havia outro fato em comum entre eles: nunca haviam experimentado a sensação de andar de skate. Nesta sexta (9), porém, isso mudou. Numa iniciativa do Grupo Mães em Ação, que trouxe para Limeira o Projeto LIA – Lazer, Inclusão e Acessibilidade, eles puderam finalmente subir num skate.

 

No Parque da Cidade, durante todo o dia, crianças e jovens com deficiência participaram do Skate para Todos, evento gratuito que chamou a atenção para a necessidade de oferecer diversão a quem tem limitações motoras ou cognitivas. Iniciado em Curitiba há dois anos, o Projeto LIA vem se espalhando por várias cidades, sempre por iniciativa de pais de deficientes, com o objetivo de dotar praças e outros espaços públicos de brinquedos adaptados a eles.

 

Em Limeira, as atividades do Mães em Ação começaram em março. O grupo vem se movimentando para divulgar o Projeto LIA e para sensibilizar o Poder Público e a iniciativa privada a colaborar para tornar os espaços da cidade mais inclusivos aos deficientes.

 

“Não queremos um parque só para deficientes, mas sim que os locais já existentes disponibilizem também pelo menos um brinquedo para eles”, explica Karla de Castro Amaral, uma das integrantes do Mães em Ação. “Deficientes não precisam só de guias rebaixadas, rampas e sinalização nas ruas, mas também de recreação inclusiva”, complementa Kristhine de Munno, outra componente.

 

O Skate para Todos desta sexta foi uma oportunidade para que a população pudesse constatar como ideias simples e de baixo custo podem trazer muita diversão para os deficientes. Além de Vinícius, Christian e Roseane, muitas outras crianças e jovens se divertiram a valer no brinquedo, que, por meio de suportes nos quais está fixado um colete, garante toda segurança sobre o skate mesmo para quem tem a mobilidade bastante comprometida.

 

Agora, o grupo Mães em Ação se prepara para o próximo evento: uma grande festa de Dia das Crianças, cujos detalhes serão divulgados em breve.

 

 

Comentários