16 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Limeira: Prefeitura orienta sobre retirada de árvores

Compartilhe essa notícia!

A presença de árvores no ambiente urbano é de fundamental importância para a manutenção da qualidade de vida da população. No entanto, a Prefeitura de Limeira tem registrado de maneira frequente denúncias de retirada irregular de árvores. O diretor de Licenciamento e Fiscalização, Rogério Mesquita, esclarece que a prática é considerada crime ambiental, e que a multa pode chegar a 50 Ufesps, um equivalente a R$ 1.117,50.

 

“O caminho correto é o registro de protocolo, pessoalmente, na prefeitura”, afirma Mesquita. Com isso, é aberto um processo e o munícipe recebe a visita de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, que avaliarão a situação da árvore. “Caso exista a necessidade de retirada, é imediatamente feita a ordem de serviço”. No entanto, o diretor ressalta que há situações em que a árvore deve permanecer intacta. “Nossos biólogos, engenheiros agrônomos e técnicos ambientais são os profissionais com a autoridade técnica para definir os procedimentos a serem adotados. As árvores são protegidas por lei”, destaca o diretor. Nos casos em que a calçada estiver danificada, a Secretaria de Serviços Públicos é acionada para efetuar o reparo.

 

Em caso de dúvidas, os munícipes podem se dirigir pessoalmente ao departamento, que fica na rua Professor Nestor Martins Lino, 206, na Vila Santa Lúcia. Mais informações pelo telefone (19) 3442-9828.

 

Poda

 

Mesquita ainda ressalta que a poda das árvores também merece atenção. A solicitação do serviço deve ser feita via 156. “Nossos funcionários são capacitados para que a poda seja feita sem danificar a planta”, frisa. Ele ainda faz um apelo para que a população não efetue a poda drástica sob nenhuma hipótese, já que este procedimento pode matar a árvore.

 

 

Foto: Adilson Silveira

 

 

Secretaria de Comunicação Social

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!