28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Limeira: Encontros com profissionais auxiliam alunos do Colégio Novo Acadêmico na escolha da profissão

Compartilhe essa notícia!

Foto: Ana Paula Dalfré (psicopedagoga), Ezilda Giorno (diretora), Paula Cavinatto (psicóloga e primeira palestrante do projeto) e Telma Ciarrochi (diretora pedagógica)

 

Uma vez por quinzena, especialistas de diferentes áreas falam ao Ensino Médio

 

Medicina, Jornalismo, Engenharia, Direito… Enfim, com tantas opções e possibilidades, como escolher que profissão seguir? Esse é um dilema que assombra muitos jovens que, ao entrar no Ensino Médio, precisam começar a definir que caminho pretendem trilhar. Para auxiliá-los nessa decisão, o Colégio Novo Acadêmico – COC Limeira vem promovendo uma série de encontros com profissionais das mais diversas áreas, que levam aos estudantes informações sobre as faculdades que cursaram e os segmentos em que atuam.

 

O primeiro passo desse projeto, explica Ana Paula Dalfré, psicopedagoga do colégio, foi detectar, por meio de reuniões com os estudantes, quais as profissões que hoje mais os atraem. Em seguida, foram convidados profissionais dessas áreas para um encontro com os alunos. Uma vez a cada 15 dias, um especialista vai à escola para conversar com as turmas do Ensino Médio sobre seu trabalho. Ele conta como escolheu a sua área de atuação, como foi sua trajetória acadêmica e como é seu dia a dia hoje. Depois, fica à disposição para tirar dúvidas. Os convidados são, de preferência, ex-alunos do Acadêmico ou familiares dos estudantes.

 

“Não é um trabalho de orientação, como um teste vocacional, mas é uma abertura de possibilidades para que os alunos sejam acolhidos neste momento de expectativa, de dúvidas, na escolha de uma profissão”, explica Ana Paula, que coordena o projeto juntamente com a professora Kelly Cristina Donati Rinaldi. “Apesar de a participação não ser obrigatória, eles estão abraçando ativamente a iniciativa”.

 

No total, serão realizados 14 encontros. Ao final do projeto, os alunos participantes terão o compromisso de relatar aos seus colegas do 9º ano do Ensino Fundamental como foi a experiência, como uma maneira de estimular aqueles que entrarão no Ensino Médio no próximo ano a já começar a pensar no futuro.

 

Assessoria de impresa 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!