24Horas Santa Bárbara d´Oeste

Léo Sallum abre oficinas gratuitas de artes visuais em S.Bárbara

O Centro Cultural e Biblioteca “Professor Léo Sallum” de Santa Bárbara d’Oeste retorna às atividades nesta quarta-feira (1º/2) com a abertura de inscrições para dois cursos voltados à formação artística e profissional no segmento das artes visuais. Os cursos de fotografia, ministrado pela artista plástica e fotógrafa Rosy de Jesus Vaz, e de técnicas artísticas, pela artista Elisabete Padovezi, foram contemplados no Edital de Projetos 2015 do Conselho Municipal de Políticas Culturais, que tem o intuito de promover o desenvolvimento social e acesso às fontes de cultura. As inscrições seguem até o preenchimento de todas as vagas de ambos os cursos.

 

Intitulado “Olhar Fotográfico” – Curso de Fotografia e Empreendedorismo, o projeto-oficina visa à importância de desenvolver a produção de imagens como linguagem criativa e pessoal em alunos sem conhecimento fotográfico prévio pelo aprendizado dos fundamentos da fotografia e do equipamento fotográfico, ampliando seu olhar sobre possíveis ações e conhecer diferentes tipos de câmeras, suas possibilidades, recursos e limitações.

 

As oficinas “Olhar Fotográfico – Curso de Fotografia e Empreendedorismo” serão oferecidas todas as terças-feiras, das 19 às 22 horas, em 10 encontros. Com início no dia 14 de fevereiro, os interessados devem possuir câmera fotográfica e, se possível, notebook, já que as edições das imagens começam a ser realizadas durante as aulas.

 

A iniciativa promove a autonomia aos participantes tornando-os responsáveis pelos próprios registros fotográficos e edições de imagens por meio de uma oficina fotográfica com 30 horas aulas, aprofundando conhecimento em relação ao manuseio do equipamento fotográfico (ISO, Balanço de Branco e Diafragma) e dos elementos que constroem a fotografia como: luz, sombra, composição, estimulando diferentes técnicas visando à melhora expressiva dos alunos no tocante, criatividade e capacidade de concentração.

 

Já o segundo curso, “O poder da arte: História da Arte – Teoria e Prática”, é destinado a educadores, pedagogos, arte-educadores, estudantes de artes e interessados em Arte e História da Arte. Com uma grade que pretende apresentar as manifestações artísticas ocorridas desde a Pré História até os dias atuais, no decorrer do curso serão abordados oito temas durante os meses, apresentando a trajetória artística conforme os movimentos artísticos.

 

Em fevereiro será a vez do tema “Introdução à pintura: Técnica de Afresco e Óleo sobre tela”; em março: “Aquarela-Têmpera e Stencil”; em abril: “Colagem e Mosaico”; e, por fim, em maio: “Escultura e Gravura”. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8 às 11 horas, com início no dia 11 de fevereiro.

 

O principal objetivo é possibilitar ao público um conhecimento de história da arte, que junta teoria e a prática, possibilitando que o docente aplique as técnicas em sala de aula. Para os que já conhecem as técnicas, o curso é uma possibilidade de aprimoramento, aproximando o público em geral, pois para os que não têm conhecimento do tema, o curso é uma introdução ao universo artístico, por meio de aulas expositivas e práticas.

 

SERVIÇO: Os interessados devem dirigir-se ao Centro Cultural e Biblioteca Profº Léo Sallum, munidos de documento de identidade e comprovante de endereço. O atendimento é de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Menores de 15 anos devem ir acompanhados de responsáveis para efetuar a inscrição. O Centro Cultural está localizado na Rua do Algodão, n° 1450, na Cidade Nova. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3454-4627.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br