28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

‘Lentes de contato’ garantem sorriso perfeito em segundos

Compartilhe essa notícia!

A dentista Renata Avighi apresenta moderna técnica que rejuvenesce o rosto

 

_MHZ2910As ‘lentes de contato’, como são chamados os revestimentos ultrafinos de cerâmica, são o que há de mais moderno quando o objetivo é encobrir pequenas imperfeições nos dentes como lascas, fraturas, manchas, espaços, para aumentá-los e outras correções sutis. A técnica já garantiu o sorriso estrelado de famosas bocas hollywoodianas.

 

Com até 0,3 milímetros de espessura, a tecnologia permite a otimização do sorriso em proporção e harmonia. “As lentes têm sido amplamente utilizadas em casos de pacientes que apresentam um quadro de coloração adequada, necessitando de correções ainda mais sutis e permitem ao profissional restabelecer pequenas imperfeições”, explica Renata Avighi, especialista em dentística (estética e transformação do sorriso).

 

 

 

Segundo ela, a principal diferença entre as lentes de contato e a faceta convencional é que a espessura da primeira é comparável a uma lente de contato para os olhos, sendo esse o motivo do nome. “Sua principal vantagem é que requer um desgaste muito menor do dente. Em alguns casos nem há necessidade de desgaste, preservando o esmalte natural dos dentes.”

 

A indicação para as lentes de contato é feita após um planejamento inicial, através de modelo de estudo, enceramento diagnóstico e fotografias de face e boca. Assim, o profissional e o técnico do laboratório juntos podem avaliar se as linhas e dentes deste paciente seguem as proporções padrões do sorriso ideal. É possível transformar um ou mais dentes em apenas duas sessões, devido à tecnologia aplicada ao procedimento. “Além disso, no método de lentes de contato não é necessário anestesiar o paciente, como no caso das facetas”, informa Renata.

 

Nas contra indicações aparecem dentes muito girados, ou fora de posição, com coloração muito alterada ou que já contenham coroas. As lentes, por serem muito finas, não conseguem esconder grandes imperfeições. Nestes casos são indicados aparelhos ortodônticos ou coroas de porcelana.

 

 _DSC1106 xx_MHZ2817mini

TECNOLOGIA DE PONTA

A odontologia mundial vem seguindo a mesma tendência da medicina e tem se tornado cada vez menos invasiva em seus procedimentos. Principalmente a odontologia estética e cosmética. “Cada dia mais os jovens procuram tratamentos nos consultórios para ter os dentes renovados, portanto se fez necessária a adequação para procedimentos minimamente invasivos”, reforça a especialista.

 

Segundo Renata, isso foi permitido também pela evolução dos materiais odontológicos, desde os de uso em consultório como silicones, materiais de registro, adesivos e cimentos até os laboratoriais como lâminas e fragmentos cerâmicos, incluindo ainda scaners CAD-cam para substituir antigos moldes. Essa alteração de técnica permitiu confeccionar laminados cada vez mais finos e precisos, possibilitando, consequentemente, menores desgastes dentais, tornado assim os tratamentos estéticos cada vez mais atrativos.

 

“Já foi a época em que estética em odontologia se resumia em clareamento dental e aparelhos ortodônticos. Hoje, com um público cada vez mais exigente e em busca da perfeição, já é possível corrigir pequenas imperfeições de alinhamento, tamanho, assimetria bilateral, diferença de cor, brilho e até mesmo textura dos elementos dentários.”

 

Assim, dentistas especializados lançam mão de seu arsenal de produtos modernos como moldes, câmeras fotográficas, flashs, programas de computador, um bom ceramista e além é claro de bom senso e experiência, para realizar essa transformação. “É importante procurar um especialista na área, pois são os mais aptos para indicar e principalmente realizar esse tipo de procedimento”, afirma Renata.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!