RMC

Lar dos Velhinhos de Campinas comemora seus 113 anos

No dia 25 de julho é comemorado o aniversário de 113 anos do Lar dos Velhinhos de Campinas, instituição que é referência de muito amor, dedicação e solidariedade aos idosos da cidade de Campinas.

E para celebrar esta data, será feita uma grande festa! Para aumentar a auto estima dos moradores, os profissionais do Aguinaldo Cabelos By Andrea irão à instituição no período da manhã para fazer cortes de cabelo gratuito. A hora do “parabéns” será com um delicioso bolo de churros, fornecido pela Romana.

A decoração do Lar ficou por conta da Floricultura Florisbella, que com ajuda da Serv Lar – empréstimo das mesas e cadeiras – deixará o ambiente mais bonito para um grande almoço, oferecido pelos chefes Helton Pereira e Arnaldo Ferraz. Serão feitas duas paellas: uma de frutos do mar e outra caipira. A sobremesa será feita pela Stephanie Robbi. Os alimentos para confecção do almoço serão doados pelo Hortifruti Fartura, Restaurante Idalvos, Nova Supri Papelaria, LC Restaurante e Bonelli Restaurante e Pizzaria. Para animar, a dupla sertaneja Ângelo Máximo e Leandro comanda o som e para registrar todos os momentos, o pessoal da Fotoklic estará por lá.

 

História do LVC
O ponto de partida se deu há pouco mais de um século, quando o jornalista Antônio Sarmento, iniciou uma campanha na imprensa para que fosse criado em Campinas um local de atendimento aos carentes. A cidade crescia em desordem, sem planejamento social e urbano, e era crescente o número de desabrigados em condições sub-humanas pelas ruas da cidade.

 

Após cinco anos promovendo debates e motivando a sociedade campineira, no dia 25 de julho de 1904, Dr. Paulo Machado Florence – então Delegado de Polícia – reuniu um grupo de pessoas de expressão, como Joaquim Villac, João de Paula Castro, Luiz José Pereira de Queiroz, Euclides Teixeira, Aristides Pompeu, Virginio Jacobsen e Padre Manuel Ribas D´Ávila, para fundar o “Asylo de Mendigos”.

 

Em 13 de agosto de 1905, na Câmara Municipal de Campinas, foi realizada uma assembleia geral para a eleição da primeira diretoria definitiva do local. Foram eleitos o presidente Orosimbo Maia (que se tornaria em 1907 o primeiro prefeito eleito de Campinas) e o Vice-Presidente Alberto Sarmento.

 

O local escolhido para as instalações do asilo foi uma chácara comprada do Coronel Bento Bicudo. A inauguração aconteceu em 10 de dezembro de 1905, no entanto, com um nome diferente: “Asylo de Inválidos”.

 

Com o passar dos anos, a maior parcela dos carentes em abandono correspondia aos idosos. Isso fez com que a instituição se especializasse ao longo das décadas para que, em 1972, reformulasse seu nome para Lar dos Velhinhos de Campinas. Desde sua origem a Instituição nunca teve vínculos religiosos ou partidários.

 

Seja um colaborador!

Para fazer doação pontual, por meio da Nota Fiscal Paulista ou ser voluntário do Lar dos Velhinhos de Campinas, basta entrar em contato pelo telefone da instituição (19) 3743-4308

 

Lar dos Velhinhos
Endereço: Rua Irmã Maria Santa Paula Terrier, 300, Vila Proost de Souza, Campinas

Telefones: (19) 3743-4300 | 3743-4308

www.lvc.org.br

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br