24Horas Piracicaba

Lançado oficialmente o projeto social Reeducando com Arte em Piracicaba

Ação é uma parceria entre o Centro de Ressocialização (CR) e a Prefeitura de Piracicaba

Foi lançado oficialmente hoje, 21/06, o projeto social Reeducando com Arte, que contou com a participação do prefeito Barjas Negri, do juiz corregedor Luiz Augusto Barrichello Neto, do juiz da Vara do Júri e Execuções Criminais de Piracicaba, Luiz Antônio Cunha, e da diretora do Centro de Ressocialização (CR) de Piracicaba, Celeste Maria Varella Abamonte, representando a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), além de secretários municipais e dos vereadores Gilmar Rotta e Pedro Kawai.

A proposta é uma parceria do Centro com a Prefeitura de Piracicaba, que garante espaço semanal no Varejão da Paulista, que acontece às quartas-feiras, onde as reeducandas poderão comercializar peças de artesanatos.

Nesta quarta-feira (21), o prefeito Barjas Negri destacou a importância da parceria, que contou com o apoio da Sema e também da Chefia de Gabinete. “É um trabalho de política pública, com o Poder Judiciário e a diretoria do Centro de Ressocialização, e um estímulo para que as reeducandas possam desempenhar suas habilidades manuais, realizar o trabalho de artesanato, ocupar mais o tempo e melhorar a auto-estima. E a Sema, que tem um projeto muito extenso de varejões, cedeu um espaço para que esses produtos fossem comercializados. Isso ajuda na complementação da renda dessas pessoas, que precisam ser reintegradas rapidamente à sociedade. Vamos fazer tudo o que for possível para a reinserção dessas pessoas na sociedade, dar a elas nova oportunidade”, ressaltou.

Segundo Celeste, as presas do Centro de Ressocialização Carlos Sidnes de Souza Cantarelli há muito tempo produzem peças dentro da unidade prisional e comercializam para conhecidos durante as saídas temporárias.

O trabalho do artesanato já existia dentro da unidade. Elas (reeducandas) fazem isso há muito tempo. Mas nós não tínhamos um espaço adequado para colocar este trabalho e mostrar à sociedade, para elas conseguirem vender. Então, foi muito importante esta parceria com a Prefeitura de Piracicaba, de ter acreditado e valorizado o trabalho delas”, disse.

Com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (Sema), os artesanatos confeccionados pelas reeducandas serão vendidos no Varejão da Paulista. Peças como tapetes, panos de prato e toalhas estarão disponíveis e com preços estipulados pelas próprias artesãs.

O mais importante é que todo o valor arrecadado será convertido para o pecúlio de cada presa – uma espécie de poupança para quando ela sair em liberdade – tornando-se uma forma de geração de renda e contribuição para a reinserção na sociedade.

O juiz corregedor Barrichello Neto, além de destacar o apoio do Poder Judiciário ao projeto, disse que ele visa a ressocialização das reeducandas. “Esse trabalho reverte em benefícios para elas mesmo, que podem, no futuro, sacar estes valores sem prejuízo. Toda vez que elas trabalham – a cada três dias trabalhados -, ganham o benefício chamado remissão, garantindo, inclusive, a diminuição da pena em razão do trabalho”, afirmou.

Para o juiz Luiz Antônio Cunha, a parceria do Poder Judiciário com a Prefeitura de Piracicaba é “extremamente” produtiva. “A Prefeitura reconhece a necessidade desta parceria para o bem não só das reeducandas, mas principalmente do próprio município. Há várias delas que são da cidade e essa interação só vem demonstrar, mais uma vez, a continuidade do trabalho do governo atual, de solidariedade e parceria, e entendendo que a ressocialização também passa de aceitação da sociedade em abrir espaço para que elas se permitam ao trabalho e um novo futuro”, finalizou.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br