23 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Lambedura excessiva pode indicar problemas de saúde nos cães

Compartilhe essa notícia!

Comportamento compulsivo pode ser resultado de doenças, fatores ambientais ou psicogênicos

Comportamento típico dos cães, a lambedura pode ser um sinal de alerta. Em excesso, o hábito pode indicar que o animal está sofrendo com algum problema, como estresse ou ansiedade de separação.

“Os pets utilizam a lambedura como uma forma de aliviar o estresse, pois ela provoca a liberação de opióides endógenos que trazem uma sensação de prazer, o que acaba resultando em um ciclo vicioso”, explica a Médica Veterinária e Gerente de Produtos da Unidade Pet da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec.

O surgimento do problema costuma ser multifatorial. O crescimento desordenado de bactérias, alergias a ectoparasitas como pulgas, alimentos e até mesmo a ansiedade de separação podem ser responsáveis por desencadear o hábito. “Em muitos casos, o comportamento está relacionado à rotina dos pets, que passam muitas horas sozinhos e acabam não realizando atividades que gastam energia, o que pode gerar tédio, estresse ou depressão, e isso acaba ocasionando a dermatite por lambedura de caráter psicogênico”, afirma Priscila.

A lambedura excessiva pode resultar no desenvolvimento de uma série de complicações, como perda de pelos (alopecia), infecções locais e, em casos graves, lesões ulceradas com difícil cicatrização.

O problema pode ser minimizado com alguns cuidados, como aumento da frequência dos passeios, crescimento do nível de interação social do cão com outros animais ou humanos e com o uso de brinquedos interativos, para que o animal se mantenha ocupado durante a ausência do tutor. Para auxiliar nessa fase de adaptação, os tutores também podem utilizar o ADAPTIL™ Difusor no ambienteum análogo sintético do odor materno canino, que auxilia na adaptação dos cães em situações adversas proporcionando a sensação de segurança e bem-estar no ambiente. 

Durante a amamentação, as cadelas produzem um odor específico que transmite conforto e segurança aos cães. “Com tecnologia patenteada, a Ceva desenvolveu o ADAPTIL™, réplica sintética desse odor. O uso do produto no ambiente irá auxiliar os cães a lidarem com as situações de estresse, auxiliando na diminuição das lambeduras”, finaliza Priscila.

Sobre a Ceva Saúde Animal

A Ceva Saúde Animal é uma das cinco maiores empresas de saúde animal do mundo, presente em mais de 110 países tem sua atuação focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia, e produção (bovinos, suínos e aves). Mais informações disponíveis no site: www.ceva.com.br

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!