Lambedura excessiva pode indicar problemas de saúde nos cães

Comportamento compulsivo pode ser resultado de doenças, fatores ambientais ou psicogênicos

Comportamento típico dos cães, a lambedura pode ser um sinal de alerta. Em excesso, o hábito pode indicar que o animal está sofrendo com algum problema, como estresse ou ansiedade de separação.

“Os pets utilizam a lambedura como uma forma de aliviar o estresse, pois ela provoca a liberação de opióides endógenos que trazem uma sensação de prazer, o que acaba resultando em um ciclo vicioso”, explica a Médica Veterinária e Gerente de Produtos da Unidade Pet da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec.

O surgimento do problema costuma ser multifatorial. O crescimento desordenado de bactérias, alergias a ectoparasitas como pulgas, alimentos e até mesmo a ansiedade de separação podem ser responsáveis por desencadear o hábito. “Em muitos casos, o comportamento está relacionado à rotina dos pets, que passam muitas horas sozinhos e acabam não realizando atividades que gastam energia, o que pode gerar tédio, estresse ou depressão, e isso acaba ocasionando a dermatite por lambedura de caráter psicogênico”, afirma Priscila.

A lambedura excessiva pode resultar no desenvolvimento de uma série de complicações, como perda de pelos (alopecia), infecções locais e, em casos graves, lesões ulceradas com difícil cicatrização.

O problema pode ser minimizado com alguns cuidados, como aumento da frequência dos passeios, crescimento do nível de interação social do cão com outros animais ou humanos e com o uso de brinquedos interativos, para que o animal se mantenha ocupado durante a ausência do tutor. Para auxiliar nessa fase de adaptação, os tutores também podem utilizar o ADAPTIL™ Difusor no ambienteum análogo sintético do odor materno canino, que auxilia na adaptação dos cães em situações adversas proporcionando a sensação de segurança e bem-estar no ambiente. 

Durante a amamentação, as cadelas produzem um odor específico que transmite conforto e segurança aos cães. “Com tecnologia patenteada, a Ceva desenvolveu o ADAPTIL™, réplica sintética desse odor. O uso do produto no ambiente irá auxiliar os cães a lidarem com as situações de estresse, auxiliando na diminuição das lambeduras”, finaliza Priscila.

Sobre a Ceva Saúde Animal

A Ceva Saúde Animal é uma das cinco maiores empresas de saúde animal do mundo, presente em mais de 110 países tem sua atuação focada na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia, e produção (bovinos, suínos e aves). Mais informações disponíveis no site: www.ceva.com.br

 

Comentários