RMC

Juíza de Nova Odessa apresenta projeto na Câmara Temática de Educação da RMC

A juíza de Direito da 2ª Vara de Nova Odessa, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, apresentou recentemente na Câmara Temática de Educação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas o projeto Afin (Afeto na Infância – Você afinado com seu filho). A magistrada foi convidada para falar sobre o projeto pela secretária de Educação de Nova Odessa, Claudicir Brasilino Picolo, que preside a Câmara Temática.

 

“Este é um projeto muito importante que está sendo desenvolvido em nossa cidade e que merece ser expandido e, por isso, convidei a Dra. Michelli para falar sobre esta iniciativa aos secretários de outros municípios da região”, afirmou. Segundo a secretária, o projeto foi muito bem recebido. “Eles manifestaram interesse em levar esta iniciativa para seus municípios, contribuindo para a regionalização desta ação”, continuou.

 

A Câmara Temática, que tem suporte da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), tem por objetivo discutir diretrizes voltadas para melhorias na questão educacional da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e desenvolve um trabalho conjunto com secretários de Educação dos 20 municípios que integram a região, visando fortalecer as ações educacionais, analisando, propondo e desenvolvendo políticas públicas regionalizadas.

 

A secretária de Educação destacou que a Prefeitura tem apoiado o projeto e que realizará durante o segundo semestre algumas mostras itinerantes com o objetivo de divulgar a ação. “O conceito deste projeto e o material disponibilizado é de extrema importância pois ajuda a formar crianças e cidadãos mais conscientes. Após o recesso escolar, teremos algumas exposições em escolas e na Prefeitura”, disse.

 

“A apresentação do projeto Afin na Câmara Temática de Educação foi extremamente importante, eis que abriu espaço para o diálogo sobre a necessidade de se desenvolver políticas públicas que permitam o investimento material e psíquico na relação pais e filhos”, afirmou a juíza. “Pude levar aos digníssimos secretários como o Projeto AFIN pretende fazer a sua parte para a efetivação dos direitos da criança, como forma não somente de auxiliarmos na formação de indivíduos mais seguros e felizes, como também de evitar que aqueles indivíduos, que não receberam o afeto na infância venham a buscar a criminalidade, os vícios, as depressões como meio de satisfação dos seus desejos, de suas carências não atendidas”, continuou.

 

A juíza ressaltou ainda que a adesão de entes públicos e privados ao projeto, promovendo a exposição física, contribui com esse diálogo entre pais e filhos, já que os painéis podem ser afixados em qualquer local de interesse, são acessíveis e de leitura rápida. “Este material também apresenta um conjunto de dicas práticas que podem fazer diferença no dia a dia com as crianças”, finalizou.

 

O PROJETO – Idealizado pela juíza, o Projeto Afin tem o objetivo de oferecer aos pais e cuidadores um conteúdo capaz de promover transformações positivas para a educação emocional de suas crianças; despertar interesse na conscientização de pais ou cuidadores sobre os temas levantados; ampliar a rede de ações em prol das crianças e adolescentes, através de parcerias para a realização de exposições; sugerir políticas públicas para os governos e iniciativas para a sociedade civil voltadas para a primeira Infância.

 

A iniciativa pode ser conhecida através do site www.projetoafin.org, que conta com série de textos, vídeos e painéis ilustrados digitais. As dicas práticas são baseadas em estudos científicos das áreas de medicina, psicologia e pedagogia sobre como pais e cuidadores podem agir para melhor educar o emocional de suas crianças. É possível também obter mais informações sobre a ação na fanpage www.facebook.com/afetonainfancia.

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br