Esportes

Judô: brasileiros conquistam medalhas em Paris


Mayra derrotou a rival Kayla Harrison na final; Victor Penalber, David Moura, Sarah Menezes e Rafaela Silva levaram o bronze

O Brasil encerrou sua participação no tradicional Grand Slam de Paris neste domingo (7) com cinco medalhas. A gaúcha Mayra Aguiar (78kg), campeã mundial em 2014, ficou com o ouro. Os bronzes do dia foram conquistados por Victor Penalber (81kg) e David Moura (+100kg). No sábado (6.02), Sarah Menezes (48kg) e Rafaela Silva (57kg) também já haviam levado o bronze.

Em uma final contra sua maior rival, a norte-americana Kayla Harrison, Mayra Aguiar administrou bem a luta desde o início. Mesmo com um shido (punição), a brasileira surpreendeu a adversária e conseguiu o ippon para levar o ouro em sua primeira competição da temporada. Na semifinal, Mayra já havia derrotado a vice-campeã olímpica Gemma Gibbons, da Grã-Bretanha.

Victor Penalber foi o primeiro brasileiro a confirmar a medalha neste domingo, após derrotar o russo Alan Khubetsov por estrangulamento na disputa pelo bronze. No peso-pesado masculino, David Moura, medalhista de prata no mesmo torneio em 2014 e campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, também subiu ao pódio.

O brasileiro venceu o georgiano Levani Matiashvili, nono colocado no ranking mundial, que havia eliminado Rafael Silva logo na primeira rodada. O resultado em Paris aumenta a disputa interna na categoria para a classificação para os Jogos Olímpicos do Rio.

Maria Suelen Altheman (+78kg) também perdeu na primeira luta, por ippon, para Melissa Mojica, de Porto Rico, e Luciano Corrêa (100kg) foi eliminado na segunda rodada, por um waza-ari, pelo mongol Tuvshinbayar Naidan. Eduardo Bettoni (90kg) foi derrotado na repescagem pelo campeão mundial Dong-Kim Gwak por diferença nas punições e terminou em sétimo lugar.

Rochele Nunes conseguiu a classificação para a disputa do bronze, mas foi poupada pela comissão técnica após sair machucada da semifinal contra a japonesa Megumi Tachimoto. Assim, a brasileira ficou com a quinta colocação e será avaliada quando chegar ao Brasil.

No sábado (6), primeiro dia de disputas, o Brasil já havia conquistado duas medalhas de bronze, com Sarah Menezes e Rafaela Silva. Para subir ao pódio, Sarah, campeã olímpica de Londres-2012, derrotou a japonesa bicampeã mundial Haruna Asami na luta pela medalha.

A brasileira abriu vantagem com um yuko no início do combate, conseguiu se defender de um estrangulamento e, assim, venceu a adversária pela primeira vez. Sarah não chegou às semifinais por ter perdido para Charline Van Snick, da Bélgica, por um shido de diferença.

Já Rafaela Silva conquistou o bronze em cima da polonesa Arleta Podolek após reverter uma desvantagem nas punições (3 a 2) com um yuko a apenas sete segundos para o fim da luta. A brasileira campeã mundial de 2013 já havia faturado o bronze no Grand Prix de Havana, há duas semanas, quando Sarah Menezes levou o ouro.

Em Paris, Rafaela foi derrotada na semifinal pela líder do ranking mundial, Sumiya Drojsuren, da Mongólia. “Estou muito feliz de estar mais uma vez entre as melhores atletas. Conforme as competições vão ocorrendo, mais confiança a gente vai ganhando. O ano está só no começo e espero ainda dar muitas alegrias para o meu país em 2016”, projetou a judoca. Felipe Kitadai (60kg) e Alex Pombro (73kg), que também lutaram no sábado, foram eliminados do Grand Slam na segunda rodada.

Fonte: Brasil 2016

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br