16 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Juca participa de reunião para discutir cortes no repasse a instituições do chamado “Sistema S”

Compartilhe essa notícia!

O presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), participou, hoje (07) pela manhã, de uma reunião sobre o pacote do Governo Federal que prevê cortes de até 30% no repasse de verbas ao chamado “Sistema S”, o que poderá implicar na paralisação das atividades desenvolvidas pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SESI (Serviço Social da Indústria), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), SESC (Serviço Social do Comércio), SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

 

O parlamentar compareceu ao encontro a convite do diretor do Centro de Atividades do SESI, André Luis Vigneron, e pelo diretor do SENAI, João Ulysses Laudisse. “A medida agravará um quadro já preocupante em meio à crise financeira e econômica do País, que já tem comprometido o emprego e a renda da classe trabalhadora, enfraquecer a oferta de qualificação de mão de obra”, comenta Juca.

 

Na reunião, foram abordadas as possíveis consequências da aprovação desse pacote fiscal de redução de recursos para o “Sistema S”, como o fechamento de 1,8 milhões de vagas em cursos profissionalizantes oferecidos anualmente pelo SENAI pelo encerramento das atividades em 300 escolas pelo Brasil, assim como o fechamento de 450 escolas do Sesi, onde outros 750 mil alunos deixarão de cursar o ensino básico ou a educação de jovens.

 

Os representantes do SESI e do SENAI no Município estimam que a confirmação de tais cortes acarretará na demissão de cerca de 30 mil trabalhadores em todo o País. “Essas medidas não podem ser aprovadas no pacote de cortes de despesas do Governo, porque aumentarão a crise brasileira e comprometerão o atendimento das instituições SESI, SENAI e SEBRAE em nosso Município”, finaliza Juca.

 

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!