Jovens precisam se conhecer melhor

Especialista fala sobre o autoconhecimento na juventude

É na fase da adolescência que muitas pessoas descobrem muitas coisas como a paixão, qual é a matéria que mais gosta no colégio e qual carreira quer seguir quando adulto. Por essa fase ser de descobertas, algo importante pode ser deixado para trás, já que tudo ao redor chama atenção de uma maneira diferente.
Conhecer a si mesmo é tão importante quanto o ter conhecimento sobre o mundo externo. ‘‘O autoconhecimento desvenda mistérios da vida daquele que busca essa sabedoria interior e, consequentemente, pode desvendar questões da sociedade também’’, afirma o terapeuta transpessoal e escritor, João Gonsalves. Para ele, as pessoas deveriam se voltar para dentro delas mesmas antes de buscar conhecimento em outras áreas. ‘‘Olhar para dentro e questionar com a mente aberta sobre a contribuição pessoal na realidade que se vive, pode ser a fonte da consciência de que possuímos autonomia sobre nossas vidas e somos nós quem definimos o que somos, o que queremos ter, fazer ou ser’’, diz. Por isso, o autoconhecimento é tão importante para o jovem.
Nessa fase de descobertas, é importante que, antes de querer desvendar os mistérios do mundo, o jovem desvende o seu próprio mistério interior. Para prestar vestibular, por exemplo, o jovem precisa saber qual é a profissão na qual ele mais se adéqua ou a que mais tem a ver com seu perfil, para que, no futuro, ele consiga não só uma realização profissional, mas, também, pessoal.
Para essas e outras questões interiores, o terapeuta transpessoal, João Gonsalves, desenvolveu um método chamado Autosofia, que é a busca pela sabedoria interior. ‘‘‘Auto’, significa ‘de si mesmo’ e ‘sofia’, significa ‘sabedoria’, então é a busca pelo conhecimento interior, o autoconhecimento’’, destaca o autor do livro “Quem é você? Eu te ajudo a se lembrar”, publicado pela editora Madras. O método consiste em aprofundar nos questionamentos que o cliente traz na sessão e a partir da busca interior, o participante pode encontrar as respostas dentro de si em um estado privilegiado de consciência e ampliar o seu autoconhecimento.

Serviço: João Gonsalves
Assessoria em autoconhecimento
Terapeuta de autoconhecimento
Fone: 011 – 98203-1315
Email joaodedeusjd@uol.com.br
Fanpage: João Gonsalves
Site: www.joaogonsalves.com.br
Endereço: Estrada Manoel Lages do Chão 1335 – Cotia – São Paulo.

Comentários