Santa Bárbara d´Oeste

Jovens católicos desejam empregos mais sustentáveis


Papa motivou o ‘chamado para investir no futuro’, divulgado na Jornada Mundial da Juventude

 

Que a geração da internet deseja uma carreira de impacto socioambiental, os leitores do Blog da Maestrello já sabem. Agora, estimulados pelo Papa Francisco, aproximadamente dois milhões de jovens católicos solicitaram aos governantes de todo o mundo investimentos em emprego sustentável e maior enfrentamento às mudanças climáticas, durante a Jornada Mundial da Juventude, que está acontecendo na Polônia, nesta semana.

As organizações “Movimento Internacional de Estudantes Católicos” e “Jovens Católicos Internacionais”, que representam 10 milhões de jovens de todos os países, elaboraram um comunicado para as autoridades, denominado “Chamado para investir no nosso futuro”, em resposta ao convite feito pelo papa, em 2015, durante a “Encíclica Laudato Si”, em que Francisco orientou à juventude para discutir, debater e celebrar a relação dela com o meio ambiente e com as medidas econômicas e de trabalho relacionadas aos cuidados com o ecossistema.

Ele afirmou que os jovens precisam lutar por um futuro melhor, sem crise ambiental nem sofrimento dos excluídos. “Estamos aqui representando milhões de estudantes católicos que procuram por mudanças. O Papa João Paulo II sempre nos lembrava do valor do trabalho. Vivemos num contexto onde o desemprego dos jovens é alto, então exigimos que nossos governantes invistam em empregos sustentáveis para as futuras gerações. Porque investir na extração e queima de combustíveis fosseis é uma atividade que deixará de existir nas próximas décadas e que deve ser substituída por empregos ligados à tecnologia de energias renováveis” solicitaram os jovens, no documento apresentado.

“Esta declaração mostra o quanto a encíclica empoderou os jovens para lutar por um mundo melhor. Vejo desde o ano passado políticos, investidores e empresários de todas as fés mudarem a maneira de viver e trabalhar, depois de ler o texto do papa. A escala do desafio ambiental e climático exigirá que todos nós trabalhemos juntos”, comentou o fundador do Movimento Católico Global pelo Clima, Tomás Insau, ao Envolverde.

Edouard Pihewa Karoue, presidente do movimento que representa universitários em nível internacional, também disse ao portal que a fé produz influências marcantes na sociedade: “os estudantes católicos estão espalhando esta mensagem maravilhosa, nossa Terra é um lugar incrível e, junto com os governos, temos a oportunidade de avançar e reformar nossos sistemas e modos de vida, protegendo, assim, o nosso meio ambiente e a dignidade humana”.

As organizações também pediram aos governantes para proporem soluções às empresas poluentes, que geram alterações climáticas. Os jovens ainda receberam a missão de serem agentes de mudança nas suas comunidades, promovendo estilos de vida ecologicamente sustentáveis.

Na segunda-feira (25), primeiro dia do encontro, os estudantes participaram da conferencia “Ecologia Integral de Laudato SI”, que reafirmou o compromisso da juventude como protagonista de mudança. A jornada vai se encerrar no próximo domingo (31).

Relação positiva

O ecologista Arno Kayser abordou em seu livro “Ecologia em dias tão confusos” a relação de ambientalistas e cristãos em favor da vida na Terra. “Há um bom tempo não faltam esforços de aproximação desses dois movimentos. Creio que é uma tendência natural e interessante. Especialmente na união dos setores das igrejas que buscam atender as populações mais pobres atingidas pela degradação natural. Há um grande campo de trabalho e mútuo fortalecimento. Espero que essa relação possa continuar e que possamos estreitá-la, pois é muito positiva para todos(as) e para o planeta”, ressaltou o escritor.

“Hoje não existe escola para ensinar e, sim, para ajudar a desenvolver as qualidades, potencial escondido, beleza interior de cada pessoa. Ninguém aprende e ninguém ensina! Crescemos e amadurecemos nosso ser pessoa, nossas escolhas e opções na vida, imitando. Vivemos em um mundo de imitação e nisso passamos o conteúdo da vida. Olhando para as instituições religiosas e sociais, penso que contribuições deveriam ser na mesma direção: fazer as pessoas amadurecerem e não apenas ensinar! Se as instituições estivessem mais nessa direção de ajudar o outro a ser ele mesmo, ofereceria uma ajuda muito grande na economia e não no lucro, na ecologia e não no agronegócio, no bem-estar e não no enriquecimento. O ambiente governamental precisa aprender a fazer oferta e não só administrar, acreditar nos valores e não só cobrar. Nós, igreja e pessoas cristãs precisamos aprender a oferecer Jesus Cristo por outros caminhos, e não só o religioso!”, destacou o padre Itamar Gonçalves, que abriu as portas da Paróquia São Jorge para a Maestrello Consultoria Linguística ministrar um Curso de Empreendedorismo Socioambiental a adolescentes de Nova Odessa (SP), no ano passado.

Atualmente, essa empresa educacional está construindo coletivamente um projeto em Piracicaba (SP) que caminha na direção da proposta do líder religioso novaodessense, trata-se do Programa de Jovens Meio Ambiente e Integração Social (PJ-MAIS) de Tupi.

Nesta manhã (29), o grupo gestor desse núcleo dialogou com os educadores da escola do distrito, para esclarecer suas dúvidas e coletar sugestões.

“Acredito que este polo do PJ-MAIS pode trabalhar com os nossos alunos oficinas para confecção de biodigestores, já que estamos situados numa área rural, e também ressaltar a importância da conservação hídrica, especialmente das nascentes e dos córregos que temos no bairro”, sugeriu o professor de Física, Messias Ishida.

 

 

Juan Piva

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br