RMC Saúde

Jonas viabiliza 7 novas unidades básicas de saúde e reformas em outras 12 para Campinas


Campinas terá mais sete novas unidades básicas de saúde e 12 unidades reformadas, incluindo todo o mobiliário e equipamentos necessários para o funcionamento de cada uma delas. O prefeito Jonas Donizette foi a São Paulo, nesta terça-feira, 2 de fevereiro, para tratar do cronograma das obras que serão viabilizadas com recursos do Projeto “Saúde em Ação”, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O banco liberou R$ 43 milhões para serem investidos na área de Saúde em Campinas e R$ 157 milhões para as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Segundo o prefeito, a licitação para as obras deve sair em março. “O edital está praticamente pronto, já foi levado previamente à apreciação do Tribunal de Contas para evitar problemas de interpelação ou cancelamento e, assim que houver a aprovação, ele será publicado. O cronograma é: primeiro a construção de novas unidades e na sequência, as reformas”, explicou Jonas Donizette.

Essa parceria com o governo do Estado e BID é o maior investimento na saúde básica que Campinas já recebeu”, informou o prefeito. Jonas Donizette lembrou que em seu governo foram realizadas reformas de mais de 20 centros de saúde, mas que o Projeto “Saúde em Ação” é uma grande parceria com o governo do Estado e BID.

O prefeito lembrou que além de fortalecer a saúde em Campinas, a RMC também está sendo atendida. Na RMC, o projeto prevê 34 novas unidades básicas e obras de reforma em outras 39. O convênio entre o governo do Estado e os municípios beneficiados foi assinado em agosto do ano passado.

O programa funciona assim: os municípios apontam suas necessidades e entram com o terreno onde será construída a unidade básica. O Projeto “Saúde em Ação” também contempla a qualificação profissional. “É um projeto bem amplo que aborda tanto a parte de estrutura quanto a parte do funcionamento das unidades básicas de saúde”, acrescentou o prefeito.

O governo do Estado participa com 29% dos recursos e o BID com 71%, segundo o coordenador do Projeto Saúde em Ação, Ricardo Tardelli. Ele recebeu o prefeito no escritório que o governo do Estado montou em São Paulo para gerenciar os projetos do BID.

Para Tardelli, o projeto anunciado para Campinas e RMC é “uma vitrine para outros estados e países”. O “Saúde em Ação” do BID prevê nesta primeira etapa, construções e reformas de 164 unidades de saúde em 70 municípios nas regiões de Campinas, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Sorocaba e Jurumirim.

Ter grande parte da rede de saúde recuperada ou modernizada como está sendo proposto por este projeto é uma grande conquista. Há dois anos estamos trabalhando para isso e agora o que estamos vendo é a concretização desse projeto”, disse o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza,

Para o secretário municipal de Saúde, Carmino Antonio de Souza, a parceria que contempla o município e a RMC é uma coisa histórica. “É um investimento na recuperação e na estruturação de nossa rede de atenção básica e rede psicossocial”, disse.

É um projeto inédito de uma abrangência impressionante e que está causando dentro de nossa Secretaria de Saúde, mesmo diante da situação que o país enfrenta, um entusiasmo que há muito tempo não se via”, afirmou.

Em Campinas, as novas construções serão: Centro de Saúde Perseu, Centro de Saúde Santos Dumont, Centro de Saúde Satélite Íris 1, Centro de Saúde Satélite Íris 2, Centro de Saúde Nova América, CS DIC VI e Centro de Saúde Jardim Florence.

As 12 reformas serão: Centro de Saúde São Quirino 1, Centro de Saúde Esmeraldina, Centro de Saúde Jardim Aeroporto, Centro de Saúde São José, Centro de Saúde Integração, Centro de Saúde Parque Floresta, Centro de Saúde Jardim Conceição, Centro de Saúde Costa e Silva, Centro de Saúde São Cristóvão, Centro de Saúde Ipaussurama, Centro de Saúde Boa Vista e CAPS 3, Noroeste.

Prefeitura Municipal de Campinas

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br