24Horas Giro de Notícias

Irmãos acusam PMs de abuso em abordagem em Santa Bárbara

Caso ocorreu na terça-feira em Santa Bárbara d’Oeste (SP).
Ministério Público recebeu denúncia nesta quinta-feira (27).

Dois irmãos que vivem no bairro Jardim Europa, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), acusam policiais militares de abuso de autoridade. Eles foram agredidos em frente a uma padaria e escaparam. Um homem filmou a ação e publicou o vídeo em redes sociais na internet. A família encaminhou denúncia ao Ministério Público nesta quinta-feira (27). A PM disse que um dos irmãos é chefe de um ponto de venda de drogas. Eles negam envolvimento com crimes.

A agressão ocorreu na terça-feira (25). Kaique Weslley Pereira Vicente, de 20 anos, almoçou em uma padaria na esquina da rua onde mora e, na saída, foi abordado por dois policiais militares. Segundo o rapaz, os PMs disseram que tinham droga dentro do carro e que iriam forjar a prisão dele por tráfico. O jovem começou a gritar que era trabalhador, mas ouviu de um dos oficiais que “trabalhar é obrigação”.

Na sequência, o irmão mais novo de Kaique, Paulo Pereira Vicente, se aproximou. Foi quando um dos policiais apontou uma arma na direção dele e, na sequência, deu um tapa no rosto do rapaz. Paulo disse que também apanhou de cassetete nas costas. Após a confusão, ambos se desvencilharam dos policiais e fugiram. As imagens foram gravadas com um telefone celular (veja acima). Na fuga, Kaique levou a algema que havia sido colocada em suas mãos.

DETENÇÃO

Logo depois, os PMs foram à casa da família. Kaique não estava no local. Paulo e outro irmão, Pablo Wilson Pereira Vicente, foram detidos, algemados e colocados em uma viatura. A ação também foi filmada por um vizinho, que foi interpelado por um dos policiais a parar a gravação.

Pablo e Paulo foram conduzidos ao 2º Distrito Policial de Santa Bárbara d’Oeste. Os policiais apresentaram a ocorrência como resistência e lesão corporal, dizendo que haviam sido agredidos pelos irmãos. Segundo o advogado da família, após fugir Kaique apresentou-se espontaneamente na delegacia e devolveu a algema.

O caso foi denunciado ao comando da Polícia Militar de Santa Bárbara d’Oeste, mas a família ainda não recebeu nenhum posicionamento sobre quais medidas devem ser tomadas pela corporação. Nesta quinta-feira, o Ministério Público recebeu representação pedindo a abertura de investigação da denúncia.

“É muito difícil haver alguma consequência em termos de punição. O crime de abuso de autoridade tem uma pena relativamente baixa e a lei prevê uma série de benefícios. Ainda assim, é importante fazer a denúncia para preservar a família para que não venha a sofrer nenhum tipo de represália e até mesmo para que a gente possa identificar quem são os policiais que agem com excesso para que isso não venha arranhar a própria imagem da corporação”, disse o advogado da família, William de Oliveira, em entrevista à EPTV.

NOTA DO MAJOR DA PM CARLOS EDUARDO FANTI SOBRE O CASO DA DENÚNCIA: IRMÃOS ACUSAM PMs DE AGRESSÃO E ABUSO EM ABORDAGEM

NOTA:

“Indicações e solicitações de moradores do bairro Jardim Europa motivaram a Polícia Militar a intensificar o policiamento após informações anônimas de tráfico de drogas. Os policiais militares da viatura I-19210, conhecedores do local e ao passar pela padaria entre as ruas Espanha e Polônia, identificaram o jovem que é um dos chefes do comércio local da venda de drogas.

Após solicitar que o mesmo levantasse as mãos para verificação de porte de arma ou droga, um dos policiais foi agredido pelo suspeito com um soco no rosto, antes do início das filmagens, que antecedeu a tentativa de algemamento.

Dada voz de prisão ao jovem, iniciou-se a tentativa de colocar a algema. Ele começou a gritar e foi o motivo que gerou acúmulo de pessoas e o início das filmagens da ocorrência. Ao tentar colocar as algemas, houve grande resistência física e verbal por parte do abordado. Momento que chegou um segundo indivíduo, forte, impositivo e com ofensas morais, indicou que iria soltar o irmão que estava sendo detido.

A justa intenção de cumprir seu dever e proteger o agressor foi o que motivou o policial a tentar impedir que o jovem fosse resgatado da ação policial. Foi então que, desobedecendo a ordem de ficar longe e caminhando na direção da equipe de policiais com agressão verbal, resultou ao indivíduo um golpe desferido pelo policial.

Durante a ocorrência os policiais procuraram utilizar dos meios não letais para inibir a ilegalidade no ato, por ausência da intenção específica de utilizar arma de fogo, a fim de promover a contenção dos indivíduos.

Após solicitar apoio de outra viaturas, as equipes que chegaram conseguiram deter um dos jovens e o outro com algema no braço conseguiu fugir. Após registro dos fatos foi instaurado o procedimento de Investigação Preliminar para apurar os fatos decorrentes da ação policial.”

Do: G1 Piracicaba e Região
Foto: Reprodução/EPTV
Santa Bárbara d’ Oeste 28 de Março de 2014

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br