Iracemápolis: Praça da Matriz recebe evento cultural neste sábado

Foto: Começa às 19h30: música, arte circense e comédia fazem parte da apresentação

Acontece neste sábado (17) uma apresentação na Praça da Matriz chamada “Hoje tem espetáculo”, da companhia Rosa dos Ventos. O evento tem início às 19h30 e traz música ao vivo, arte circense e números de comédia.

O diretor municipal de Cultura, Reinaldo Azevedo, conta que a Prefeitura tem feito eventos em praças da cidade no intuito de trazer as famílias para os locais. “Nossa proposta é ocupar os espaços com arte, cultura e lazer. Esperamos a presença de todos”, convidou.

A iniciativa tem apoio da Cia. “Pé de Cana” e é uma realização do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).

 

Cultura agenda apresentação para dia 24

 

A Prefeitura agendou para sábado (24/6) uma apresentação no Teatro Virgínio Ometto em comemoração ao Dia da Música. O evento irá reunir alunos do Projeto Guri e escolas de música da cidade. O início está marcado às 14h.

O Guri é um projeto feito em parceria entre Diretoria de Cultura e Governo do Estado. Os alunos aprendem violão, percussão e canto-coral. A apresentação servirá para divulgar o resultado das aulas no primeiro semestre, que abre novas vagas a partir de julho.

“Na ocasião os alunos irão homenagear dois músicos da cidade, Gilberto Reis e João de Jesus (Andaraí)”, conta Reinaldo Azevedo, que coordena o departamento de Cultura.

Reunião aborda marco regulatório do Governo Federal

Representantes da Prefeitura e de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre a lei do “marco regulatório”, que altera as regras de parceria entre poder público e organizações sociais. O evento aconteceu na ACIAI.

A lei passou a vigorar este ano em todo o Brasil e exige que prefeituras e entidades façam adequações. O objetivo é trazer mais transparência às parcerias e apontar a qualidade do trabalho desenvolvido. As entidades terão que se reorganizar tanto em relação à documentação, quanto a estatuto, diretoria e outras questões.

“Com a nova lei federal, antes de firmar qualquer parceria, as propostas passarão por comissões especializadas e pareceres técnicos. A prestação de contas ficará mais rigorosa, inclusive com avaliação de resultados e pesquisa de satisfação com a população atendida”, conta Márcia Baldini, que coordena a Promoção Social de Iracemápolis.

De acordo com ela, o município já iniciou a implantação da legislação em âmbito local. Os próximos passos incluem a formação de comissões, levantamento da demanda atendida em políticas públicas e capacidade de atendimento das entidades.

“Todo o processo será construído junto com as organizações da sociedade civil (OSC), visando auxiliá-las no que for preciso. É importante que elas se organizem dentro da nova legislação para que consigam efetuar as parcerias”, finalizou.

Maria Dezonne Pacheco Fernandes é homenageada na escola “João Ometto”

A escola “João Ometto” promoveu uma exposição chamada “Iracemápolis, sua história, nossa história”. O objetivo foi homenagear a cidade durante o mês em que completou 63 anos de emancipação.

Por meio de fotos, maquetes, desenhos, poesias e artesanatos, tudo produzido pelos alunos, a história foi passada a limpo. Entre as ações, foi montada uma sala para homenagear a escritora Maria Dezonne Pacheco Fernandes, que batiza a biblioteca municipal.

A sala da escritora foi montada em parceria com os setores públicos de Educação e Cultura. “Mariazinha Pacheco”, como ficou conhecida, é autora de “Sinhá Moça”, livro que deu origem à novela da TV Globo. Foram expostos diversos de seus pertences, como a máquina de escrever utilizada para tecer a obra.

Município decreta ponto facultativo na sexta-feira

A Prefeitura decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (16) em razão do feriado de Corpus Christi, que ocorre na quinta (15) em todo o país.

A determinação não se aplica às unidades de serviços essenciais que, por sua natureza, não podem ser paralisados ou interrompidos, como os de saúde, segurança pública e fiscalização de trânsito, entre outros.

 Parceria entre PAT e Starplast transmite experiência profissional a alunos do “Time do Emprego”

Os alunos do “Time do Emprego” de Iracemápolis estão se qualificando para o mercado de trabalho. Nas aulas, eles aprendem com profissionais e recebem dicas de como montar um currículo e se preparar para uma entrevista de emprego.

O curso acontece no PAT por meio de parceria entre Prefeitura e Governo do Estado. São 15 alunos por turma em aulas de quarta-feira, das 9h às 12h.

“Este ano o curso conta com o apoio de Starplast, Usina Iracema e Engebag. É uma parceria inédita”, conta Stanlei Neves, que coordena o PAT.

As empresas participam fornecendo um representante nas aulas, que passa aos alunos uma visão empresarial e a conduta desejada em um funcionário. Na última semana, a coordenadora do setor de RH da Starplast, Fabiane Oliveira, conversou com as turmas.

Além de Stanlei, também ministra o curso José Augusto Borba Cintra. Para dar aulas, eles passaram por um treinamento.

Creche promoveu festa junina

1º “Arraiá do Lolo” reuniu família dos alunos e comunidade

No último sábado (10) aconteceu a 1ª Festa Junina da creche municipal “Prefeito Luiz Alves de Oliveira”. Para a realização, a creche contou com a colaboração de patrocinadores, Prefeitura, educadores e familiares dos alunos.

A direção enviou nota à imprensa para agradecer a quem ajudou tornar a festa um sucesso. “Teve muita comilança, coroação, brinquedo, bingo, pescaria e dança. Fica aqui nosso muito obrigado a todos e até 2018”, diz a nota.

 Escolas se reúnem em formatura do Proerd

Programa da Polícia Militar entrega diplomas a alunos que participaram da formação

Alunos, pais, professores, policiais e representantes da Prefeitura participaram da formatura do “Programa de Resistência às Drogas e Violência”, conhecido pela sigla Proerd. O programa é desenvolvido pela Polícia Militar e foi trabalhado com alunos do 5º ano das escolas Antônio Cândido de Camargo e Dulcídia Costa Rivaben.

O Proerd é um projeto de combate às drogas e à violência que prepara crianças e adolescentes para lidar com o problema. Em esforço conjunto entre polícia, escola, Prefeitura e as famílias dos alunos, ajuda a construir um mundo no qual os jovens estejam preparados para respeitar o próximo e conduzir a vida livre de comportamentos perigosos.

O prefeito Fábio Zuza esteve na formatura. “A Prefeitura manifesta gratidão pelo trabalho das escolas e de toda a equipe da Polícia Militar. As instrutoras do Proerd são policiais que, junto dos professores, passam lições muito importantes para nossos alunos”, discursou.

O 1º Sargento Alcides Cássio Garcia, o major PM Denílson Natal Colombo (subcomandante do batalhão), o 1º Tenente Theo Santos Souza (comandante interino da 5ª Cia. de Limeira) e as instrutoras do Proerd, Érica Chinelatto e Jéssica de Moraes, estiveram presentes na solenidade.

Formaram-se 210 alunos. A coordenadora municipal de Educação, Escolástica B. Denardi, e as diretoras das escolas, Jesiele D. Buoro e Ana Lúcia Gandolpho, também participaram. A banda do Senai fez uma bonita apresentação no evento.

Comentários