Iracemápolis

Iracemápolis: Campanha visa cidade mais limpa


Ações são pautadas no conceito de gentileza urbana; medidas serão trabalhadas diariamente

 

A Prefeitura tem feito um levantamento dos problemas que precisam ser sanados em áreas públicas de Iracemápolis. Em muitos locais, há lixo jogado de forma irregular e situações que precisam ser corrigidas. Os problemas também atingem áreas rurais.

Os setores de Defesa Civil, Serviços Urbanos e Meio Ambiente estão intensificando a fiscalização dos pontos mais críticos. Em conjunto, os coordenadores de cada setor planejam medidas de prevenção e estão organizando uma campanha de conscientização que deverá percorrer escolas, postos públicos e praças. O objetivo é trabalhar o conceito de “gentileza urbana”.

O conceito tem a premissa de que todas as ações de gentileza e solidariedade, por menores que sejam, são importantes para a cidadania. São atitudes simples, como, por exemplo, separar corretamente o lixo e evitar o descarte inadequado.

“Ao incorporar atitudes simples no dia a dia, é possível minimizar muitos dos problemas de limpeza urbana”, afirma José Eduardo de Almeida, que coordena a Defesa Civil.

O descarte irregular de lixo entope bueiros e traz problemas de saúde pública: atrai escorpiões, ratos e mosquitos, facilita a transmissão de doenças e vira abrigo de larvas do mosquito da dengue.

 

Serviços Urbanos

Reginaldo da Silva, do setor de Serviços Urbanos, lembra que todos ganham com o espaço público bem cuidado. Sem contar que os custos da Prefeitura com a limpeza urbana diminuem e, com isso, podem ser aplicados em outras áreas, como saúde, educação, área social e infraestrutura.

“O objetivo do prefeito Fábio Zuza é investir nos espaços públicos, como ruas, praças, jardins, iluminação e Centro de Lazer. Isso gera qualidade de vida”, disse.

O coordenador frisa, no entanto, que a tarefa não é simples. O Centro de Lazer, por exemplo, está bastante deteriorado, fruto da falta de manutenção periódica dos últimos anos.

Para resolver, são diversas ações a serem implantadas, algumas já iniciadas. A Prefeitura adianta que em breve irá divulgar um cronograma de trabalho mais detalhado.

“A administração irá direcionar a campanha, principalmente, à limpeza pública. Vamos precisar do apoio de todos. Manter o município limpo é um desafio coletivo, que precisa do trabalho conjunto entre órgãos públicos e população”, conclui.

 

 Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Iracemápolis

 

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br