24Horas Saúde

Inverno: Saúde do idoso requer atenção redobrada


Doenças de vias respiratórias e hipotermia são os principais riscos

Durante o inverno o aumento de doenças como resfriado, gripe, rinite e sinusite são comuns. É preciso ter cuidados redobrados nesta época do ano, principalmente com os idosos que tem imunidade mais baixa e menor capacidade de regular a temperatura corporal.

As doenças de vias respiratórias são as mais comuns nesta época do ano já que, devido às baixas temperaturas, as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados, fazendo com que o ar não circule. “Os idosos fazem parte do grupo de risco, por isso precisam estar sempre com a vacinação em dia. É importante que eles tomem a vacina da influenza anualmente e a antipneumocócica a cada cinco anos”, reforça o geriatra.

Além das infecções, um dos principais riscos para os idosos é a hipotermia, que acontece quando a temperatura basal fica abaixo dos 35ºC e o corpo não consegue gerar calor. Os sintomas clássicos da hipotermia incluem calafrios, pele fria e pálida, pulsação lenta, dificuldade na respiração e lentidão nos movimentos.

“Quando se identifica a hipotermia, o ideal é agasalhar e aquecer o idoso e levá-lo imediatamente ao hospital devido ao risco elevado de arritmia, infarto e AVC, ou pelo fato da hipotermia poder representar o primeiro sinal de uma infecção”, explica Navalho.

O geriatra alerta ainda para o fato de que no inverno aumenta a incidência de infartos e AVC justamente por conta das baixas temperaturas.

Confira dicas para cuidar da saúde do idoso no inverno:

-Acompanhamento médico regular: doenças como hipertensão, diabetes e demais doenças crônicas devem estar sempre bem compensadas e ser acompanhadas de perto;

-Imunização: a carteira de vacinação do idoso deve estar sempre em dia;

-Estar sempre bem agasalhado e aquecido. É importante lavar agasalhos e cobertores antes de usá-los devido ao pó e ácaros que se acumulam nas roupas;

-Evitar locais muito aglomerados e fechados e manter os ambientes sempre ventilados;

-Manter uma alimentação saudável e balanceada, evitando o aumento de consumo de alimentos gordurosos;

-Hidratação é essencial: é importante beber muita água e manter a pele bem hidratada com o uso de hidratantes.
Do Portal do Governo do Estado

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br