E por falar em música...

Instituto Relfe – A música empodera jovens em Peruíbe!

TOCANDO VIDAS: MÚSICA É O QUE MOVE O INSTITUTO RELFE PARA A INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE PERUÍBE (SP)

O Instituto Relfe é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, com atuação desde 2007, em periferias da cidade Peruíbe (SP). Mais de duas mil crianças e adolescentes – 06 a 18 anos – passaram pela instituição nos últimos dez anos, tanto por ações sociais, atividades socioculturais como por acolhimento em abrigo. A atuação do Relfe é de grande importância para a comunidade devido à sua localidade de intervenção, visto que Peruíbe foi classificada como a quinta cidade mais violenta do Estado de São Paulo (Fonte: Instituto Sou da Paz).

Inicialmente, o instituto executava um trabalho social com a comunidade da Vila Erminda, primeiro polo de atuação da organização, com atividades recreativas e esportivas no contra-turno escolar. Alguns anos depois iniciou o serviço de acolhimento institucional no Abrigo Casa Relfe e em 2017 inaugurou a terceira unidade no bairro Caraguava. O principal objetivo do Instituto Relfe é o da inclusão de crianças e adolescentes por meio da música, com o projeto Notas do Futuro. Dessa forma, o trabalho acontece com o intuito de promover a cultura, inclusão, cidadania, autonomia e gerar oportunidades.

Por meio do projeto Notas do Futuro, por mês, 350 crianças e adolescentes participam gratuitamente de aulas de música e oficinas de desenvolvimento. Os beneficiados com menos de 8 anos participam de aulas de musicalização, uma introdução ao universo musical para maior familiarização com os instrumentos e as notas musicais. Para os maiores, as aulas de teoria e prática musical acontecem com uma equipe formada por professores de música. As atividades acontecem no contra-turno escolar e os beneficiados têm a oportunidade de aprender instrumentos como clarinete, flauta transversal, sax, trompete, trombone, tuba, eufônio, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e percussão, além de participarem da Prática de Conjunto, aula didática exclusiva para que os participantes pratiquem seus instrumentos com os demais.

O Notas do Futuro tem a coordenação pedagógica, direção artística e regência sob a responsabilidade do Maestro Marcos Sadao Shirakawa, ex regente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Com mais de 35 anos de carreira na música como trombonista e regente, Sadao compartilha seus conhecimentos com professores e alunos. É sob a batuta deste profissional que estão a Banda Sinfônica e a Orquestra do Instituto Relfe, para as quais o Maestro Sadao desenvolve um repertório que mescla o erudito e o popular.

Música e cidadania

Para gerar oportunidades, aumentar a perspectiva e estimular o aumento de uma geração mais cidadã e consciente de seu papel, o Instituto Relfe também oferece oficinas de desenvolvimento. Estas atividades, como o teatro e o karatê, complementam o trabalho executado. As rodas de conversa chamadas “A Música Empodera” reforçam a cidadania, promovem a discussão social e garantem a socialização dos beneficiados e nelas a música é utilizada como ferramenta agregadora. Por exemplo: provoca-se uma discussão sobre política a partir de uma música que esteja nas rádios e/ou faça parte do contexto dos beneficiados. Assim, com a diversidade de atividades, ações e eventos, diminui-se a vulnerabilidade social deste público a ofertas do crime, do tráfico de drogas, da exploração do trabalho infantil e da prostituição.

“A atuação do Relfe é de grande importância por preservar a infância e adolescência e promover oportunidades e perspectivas a crianças e adolescentes que estão inseridos em duas comunidades muito vulneráveis e num cenário de risco de Peruíbe”, afirma Bruno Grassano, diretor executivo do Instituto Relfe. “Acompanhar a evolução e desenvolvimento pessoal dos beneficiados e despertar a esperança de um futuro melhor é o nosso papel e estamos dedicados a isso”.

São mais de 40 profissionais envolvidos e comprometidos com o trabalho no Instituto Relfe. Eles são responsáveis pelas aulas, oficinas, alimentação, monitoria e atividades diversas que garantem o desenvolvimento das turmas que frequentam os polos da Vila Erminda e do Caraguava. E para manter a atuação junto às crianças e adolescentes, o Instituto Relfe conta com o apoio de doadores, padrinhos e empresas que acreditam na dedicação, responsabilidade e compromisso dos profissionais do instituto com os beneficiados. Um grupo de voluntários também contribui para que o trabalho e atuação do instituto sejam bem sucedidos e garantam a inclusão dos frequentadores e famílias beneficiadas.


Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br