Informatização da Saúde chega aos Prontos Socorros

Sistema de informatização integrada com orientação para gestão da pasta é implantada desde segunda-feira (15), os profissionais do Pronto Socorro Dr. “Afonso Ramos”, no Jardim Pérola, estão utilizando integralmente o sistema em todos os serviços da unidade. Nas próximas semanas, o mesmo processo será iniciado no Pronto Socorro Dr. “Edison Mano”, na área central. Nesta última fase está sendo implantada a consulta informatizada, onde o médico e outros profissionais que atendem pacientes deixarão de escrever a mão no prontuário. Toda consulta será feita usando o computador, inclusive o pedido de exames e prescrição de medicamentos.

 

Segundo o secretário de Saúde, Dreison Iatarola, a implantação integral do sistema permitirá uma mudança no modelo de gestão da saúde, tornando os serviços mais dinâmicos e oferecendo inúmeros benefícios à população. “Nesse primeiro momento, algumas intercorrências poderão ocorrer, causando alguma morosidade nos atendimentos. Caso ocorram, estaremos atentos para saná-las, sem maiores prejuízos para os usuários”, ressaltou. “É fundamental ressaltar que os pacientes classificados como urgência ou emergência, ou seja, os casos mais graves, não sofreram qualquer prejuízo. Pedimos a compreensão de todos e esclarecemos que este processo trará uma grande melhora na qualidade da assistência à saúde em Santa Bárbara d´Oeste”, complementou Dreison.

 

Antes da implantação nas unidades, todos os profissionais são submetidos a treinamento, com acompanhamento de técnicos da Empresa Maestro Sistemas Públicos, responsável pelo sistema. A ferramenta proporciona a modernização da gestão administrativa, integrando unidades de saúde e todos os serviços de saúde disponíveis à população na rede assistencial, com o objetivo de facilitar o acesso e construção de históricos, avançando e qualificando a gestão da saúde municipal.

 

Além disso, permite eliminar fatores que retardam a tomada de decisões na gestão pública, como a dificuldade na obtenção de informações confiáveis e em tempo real, permitindo o efetivo planejamento dos recursos necessários para o atendimento das demandas com eficiência e qualidade.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários