Saúde

Inédito no Brasil, mapeamento de microbioma humano auxilia no diagnóstico e prevenção de doenças

Serviço inédito no Brasil, oferecido pela Bioma4me, permite que pacientes realizem exame em casa com pagamento online e entrega delivery

Muito se fala sobre a necessidade de ter uma dieta balanceada e manter os exercícios físicos em dia. Mas pouco se diz sobre a infinidade de bactérias que vivem em nosso organismo, o chamado microbioma, e que exercem um papel fundamental para o equilíbrio do nosso sistema.

Na escola, aprendemos que o corpo humano é composto basicamente por água, ossos, músculos e órgãos. Mas não só isso. Temos em nossa composição uma diversidade bacteriana presente em todas as partes, incluindo pele, boca, nariz, genitais e principalmente no intestino, com funções bastante relevantes.

Nos últimos anos, a ciência tem desenvolvido uma linha de atuação na medicina ligada a essas bactérias presentes no corpo, possibilitando novos diagnósticos e que vem revelando uma profunda revolução nas alternativas para tratamento, nutrição e terapias. Este microbioma pode ser sequenciado e, a partir desse mapeamento, tratamentos, diagnósticos e prevenção para doenças e condições físicas tornam-se possíveis.

“O sequenciamento de microbioma possibilita que a medicina avance em precisão, personalização e prevenção. Um sequenciamento de microbioma traz a identificação inequívoca de centenas ou milhares de microrganismos de uma só vez. Conhecendo o papel destes microrganismos, os médicos podem dar diagnósticos mais acurados, e em alguns casos até prever como determinados indivíduos vão reagir a tratamentos com antibióticos”, explica Alan Hiltner, sócio da empresa Bioma4me.

“O mapeamento de microrganismos permite também identificar se existe propensão ao desenvolvimento de determinadas doenças, como diabetes, aterosclerose, artrite, ou câncer de cólon”, acrescenta.

Outro exemplo é o benefício no tratamento da obesidade, uma doença que pode ser relacionada ao microbioma humano. O sequenciamento auxilia o nutrólogo ou nutricionista a sugerir uma dieta mais assertiva ao paciente, de modo que ele tenha mais sucesso em seu tratamento, além de ser possível fazer um acompanhamento do microbioma conforme as recomendações de mudança alimentar e de estilo de vida, para viver com mais qualidade.

 

O sequenciamento

O sequenciamento do microbioma é uma novidade no Brasil. O exame inédito é feito pela Bioma4me de forma muito acessível e prática.

Não é preciso pedido médico, o próprio paciente pode solicitar seu exame por meio do site, onde ele também responderá um questionário, contando quais os motivos que o levaram a solicitá-lo.

Após o cadastro e o pagamento realizados, o paciente recebe em casa uma caixa com os instrumentos de coleta esterilizados e um envelope para encaminhar de volta seu material. São 45 dias para o resultado ficar pronto e o paciente terá acesso a um laudo didático sobre as principais bactérias presentes no seu microbioma. Já o médico pode ter acesso a um laudo mais complexo com informações mais técnicas e com referências científicas.

 

Segundo Hiltner, as principais utilidades do sequenciamento são a elaboração de diagnósticos mais acurados, a prescrição de tratamentos mais efetivos, a formulação de dietas mais adequadas, e a identificação precoce e prevenção de determinadas doenças.

 

O lançamento

O lançamento da Bioma4me acontecerá dia 28 de setembro em São Paulo no XXI Congresso Brasileiro de Nutrologia com palestra especial do renomado cientista norte-americano, Prof. Paul E. Wischmeyer, um dos maiores especialistas em microbioma do mundo.

Prof. Wischmeyer estará em São Paulo com disponibilidade para entrevistas entre os dias 27 e 28 de setembro. É médico atuante em UTI e vive o cotidiano de atendimentos emergenciais e casos graves e possui estudos publicados sobre microbioma. Com uma história rica em vivências sobre o tema, também já foi paciente, tendo passado por diversas cirurgias intestinais.

 

Sobre o evento

O XXI Congresso Brasileiro de Nutrologia terá a participação de médicos e especialistas em saúde nacionais e internacionais, especializados em nutrologia e comportamento alimentar. Promoverá discussões sobre os principais assuntos relacionados à saúde nutrológica, com apresentação de análises, pesquisas, estudos e casos clínicos.

Dias: 28, 29 e 30 de setembro
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – São Paulo/SP

Inscrição e informações: www.abran.org.br/congresso

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br