17 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Indaiatuba: Urbanismo cria viveiro municipal de produção de mudas no “Bosque do Saber”

Compartilhe essa notícia!

Previsão é de que produção de mudas seja iniciada em outubro

 

A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente iniciou a implantação do Viveiro Municipal de Produção de Mudas nas dependências da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, em um espaço cedido pela Secretaria da Educação. Os trabalhos de implantação começaram em agosto e a previsão é de que a produção de mudas seja iniciada em outubro.

O viveiro que já existia no local será todo remodelado e ampliado. O espaço que abrigará os novos canteiros e a nova estufa já está cercado com alambrado. São cerca de 2.900 m² de área onde funcionará um banco de sementes que será abastecido com sementes e matrizes coletadas da flora do município, e serão cultivadas mudas de mais de 150 espécies de árvores nativas.

Segundo explicou o secretário de Urbanismo, José Carlos Selone, a produção do Viveiro Municipal atenderá os projetos de reflorestamento de matas ciliares, que fazem parte do trabalho de recuperação de nascentes do município, os plantios em calçadas como o Porta a Porta e o Click Árvore, e também o projeto de doação de mudas, que é feito continuamente na Secretaria. “Nossa equipe será responsável pela implantação e manutenção do viveiro e também pela produção e cultivo das mudas”, reforça o secretário.

Conforme o Censo da Árvore realizado pela Secretaria em 2011, o município conta com mais de 186 espécies diferentes de árvores só na área urbana. Pelo estudo, as dez espécies predominantes são a falsa murta, aroeira salsa, oiti, sibipiruna, flamboyant, ipê de jardim, canelinha, ficcus, ipê roxo e escova de garrafa.

 

Foto: Eliandro Figueira  SCS/PMI

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!