28 de março de 2024

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Indaiatuba: Números mostram dimensão da saúde

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São 120.000 consultas no ano somente no Hospital Dia

 _FIG3672Foto: Eliandro Figueira SMS – PMI

Durante a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dr. Paulo Koide, o secretário de Saúde, José Roberto Stefani, apresentou diversos números que mostram a dimensão dos trabalhos realizados pela Secretaria da Saúde em 2013. Somente no Hospital Dia, este ano, foram realizadas, em média, 120.000 consultas englobando todas as especialidades oferecidas na Unidade. Foram feitas 4.800 cirurgias eletivas, 3.600 endoscopias, 2.160 colonoscopias, além de exames cardiológicos, raio-x. “Reformamos o centro cirúrgico e a sala de endoscopia. Também estamos ampliando o ambulatório de moléstias infecciosas e aguardando a aprovação da ampliação para a rede de frio da vigilância epidemiológica”, completa.

A ampliação do espaço do ambulatório de moléstias infecciosas em 97,70 m2 que já está em fase de licitação da obra. “Ampliaremos o espaço e faremos adaptações no prédio do Hospital Dia para melhorar as condições de trabalho dos nossos colaboradores e dar mais conforto aos pacientes”, comenta Stefani. Para a execução dessa obra serão investidos R$ 100.000,00 de recursos próprios da Secretaria da Saúde.

LABORATÓRIO MUNICIPAL

Durante o evento, Stefani também comentou os números do laboratório municipal que já ultrapassam 800.000 exames realizados em 2013. O Laboratório Municipal está recebendo o setor de microbiologia. Os novos equipamentos e as instalações físicas receberão um investimento de R$ 135.000,00 por parte da Secretaria da Saúde. Os principais exames laboratoriais de microbiologia são a urocultura, coprocultura, hemocultura e a cultura de secreções. “Nossos profissionais do laboratório estão fazendo estágio no laboratório da Unicamp para aperfeiçoar o trabalho nessa área e atuar no novo setor que deverá entrar em operação até o primeiro trimestre de 2014”, acredita Stefani.

Outra iniciativa, é a participação do Laboratório Municipal dos Ensaios de Proficiências junto ao Instituto Adolfo Lutz em São Paulo. O objetivo é avaliar o desempenho das rotinas realizadas contribuindo para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo laboratório municipal. “Enviamos as amostras de material para comparação do resultado e verificação da precisão dos exames”, recorda o secretário. Essa interação acontece desde janeiro deste ano. “Fomos muito bem avaliados até aqui. Somos o único laboratório da região metropolitana e um dos poucos do Estado a participar deste sistema de qualidade. Para Stefani ser bem avaliado pelo Instituto Adolfo Lutz dá segurança e credibilidade. “É na verdade uma avaliação da qualidade dos nossos serviços de laboratório realizada por quem realmente entende do assunto”, comemora.

Ainda finalizando os números informados pelo secretário de Saúde, a assistência farmacêutica supera 40 milhões de doses de remédios variados distribuídos a população em 2013.

PMAQ-AB

Stefani falou também do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). “Outro motivo de orgulho é a aprovação no PMAQ onde alcançamos 100% em todas as unidades cadastradas”, comemora. O programa visa ampliar o impacto da atenção básica sobre as condições de saúde da população e sobre a satisfação de seus usuários, melhorando o acesso e a qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e local.

A Secretaria de Saúde inscreveu sete unidades no programa federal: são elas: Itamaracá, Jd do Sol, Pq Corolla, Jd Oliveira Camargo, Jd Brasil, Jd Carlos Aldrovandi e Pq Indaiá. “Este resultado comprova que estamos obtendo melhoria e qualificação dos serviços prestados à população, aspecto que integrou nosso planejamento de gestão, feito em 2009. A adesão ao programa contribuiu para a mudança de mentalidade dos profissionais atuantes nas respectivas unidades, que demonstram estar empenhados com o compromisso de acolher o usuário, oferecendo um atendimento qualificado e com resolutividade”, recorda o secretário de Saúde, José Roberto Stefani.

O manual instrutivo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) explica que o processo de certificação das Equipes de Atenção Básica deve ser entendido como um momento de reconhecimento do esforço de melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica desenvolvido pelas equipes participantes e pelo gestor municipal. Ao mesmo tempo, o objetivo do processo de certificação das equipes não se limita ao reconhecimento daquelas que possuem elevados padrões de qualidade, mas também daquelas que desenvolvem ações para o fortalecimento dos processos de gestão e de trabalho, com vistas à melhoria da qualidade.

 

 

 

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