29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

INDAIATUBA É A 1º CIDADE DO BRASIL A ADQUIRIR MESAS EDUCACIONAIS TOQ

Compartilhe essa notícia!

mesaeductoq

Recurso tecnológico será distribuído nas Escolas Municipais

 

O município de Indaiatuba é o primeiro do Brasil a adquirir a Mesa Educacional TOQ da Positivo para uso dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Na manhã de quinta-feira (19) a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, junto com a diretora de área de Tecnologia Educacional, Tânia Castanho, apresentaram ao prefeito, Reinaldo Nogueira (PMDB), a novidade tecnológica que será implantada nas escolas a partir de 2014.

Com tecnologia de vanguarda, a Mesa Educacional TOQ permite que os alunos manipulem conteúdos educacionais digitais por meio de uma tela horizontal sensível ao toque, que torna o processo de aprendizagem colaborativo e intuitivo. A tela reconhece vários toques simultâneos, feitos por um ou mais alunos, com uma ou ambas as mãos. Os alunos poderão clicar em botões, arrastar elementos, redimensionar, girar peças, e muito mais, como já habituados a fazer em tablets e outros dispositivos touchscreen, para trabalhar em atividades colaborativas ou individuais. As mesas estão registradas na Ata de Registro de Preço nº419/13 por meio do pregão nº76/13. O valor de cada unidade é de R$17.512,00 na Ata estão registradas 200 unidades.

Foram entregues esta semana sete unidades do dispositivo tecnológico que serão encaminhados para uma Unidade Escolar no início das aulas do ano letivo de 2014. De acordo com a secretária de Educação, na primeira etapa do projeto serão entregues 30 unidades da mesa TOQ. “Esse é mais um recurso para apoiar a aprendizagem dos alunos, No início vamos adquirir 30 unidades e depois vamos ampliando aos poucos. A inovação da tecnologia nas escolas também possibilita a capacitação dos professores e a reciclagem de conhecimentos”, comenta Rita.

A diretora de área de Tecnologia Educacional, Tânia Castanho, descreve o objetivo e os benefícios desse novo instrumento educacional. “Além de poder oferecer a média de quatro crianças simultaneamente o recurso de desafio e raciocínio lógico ela amplia as possibilidades de aprendizagem. Esse é o início do processo de implantação de um novo recurso tecnológico que apoiará o desenvolvimento das atividades pedagógicas sempre com o objetivo de oferecer qualidade de ensino, através de propostas inovadoras das formas de aprender e ensinar” explica Tânia.

A mesa dará apoio pedagógico do ensino Infantil, Fundamenta e Educação Especial, tendo a possibilidade de programar jogos e atividades específicos de acordo com a necessidade de um grupo de alunos ou Escola. Os professores passarão por capacitação para manusear o equipamento digital, os cursos serão aplicados de acordo com a distribuição nas Escolas. “A Secretaria Municipal de Educação prioriza a qualidade de ensino e afirma que as competências e habilidades do século XXI estão presentes na aquisição desses novos componentes que possibilitam a união entre educação e tecnologia, que são ações fundamentais da atualidade”, complementa Tânia.

Além da Mesa Educacional TOQ a Secretária de Educação irá receber para o ano letivo de 2014 outros recursos tecnológicos que estão na Ata de Registro de Preço 529/13 por meio do pregão nº105/13. Serão 60 lousas digitais interativas com cerca de 80 polegadas na diagonal com superfície sensível ao toque e mais 500 notebooks escolares com cerca de 10 polegadas e tela touchscreen. De acordo com o Setor de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação com essa aquisição as Emebs do Parque das Nações e Colibris que serão inauguradas no próximo ano terão todas as salas estruturadas com recursos tecnológicos.

Hoje a Rede Municipal conta com 3.300 computadores, sendo 2.100 para uso do aluno, mais 1.200 unidades para os professores. Também foram contabilizados: 16 servidores; 115 switches; 62 roteadores; 170 mesas educacionais; 900 usuários de acesso à internet e 74 lousas digitais.

 

Crédito: Eliandro Figueira SCS/PMI

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!