Inclusão Social é tema de Simpósio no Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida

Segundo IBGE quase 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência e
inserção no mercado de trabalho formal ainda é pequena.

A ABQV promove ente os dias 20 e 22 de maio, em São Paulo, a 17º edição do Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida. Considerado o maior acontecimento do setor, o evento discutirá temas relacionados à sustentabilidade dos programas de qualidade de vida para empresas e seus gestores. Um dos simpósios mais esperados pelos participantes vai tratar da temática do “O Desafio da Inclusão”. Dados apontam uma realidade no Brasil que ainda precisa de ajustes e esclarecimento. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24% dos brasileiros (45 milhões de pessoas) possuem algum tipo de deficiência e enfrentam dificuldades de inserção social e, apenas 1% das 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil estão inseridas no mercado de trabalho.

O Simpósio “O Desafio da Inclusão” está agendado para acontecer no dia 21/05, das 12h30 às 13h30, no Instituto Sírio Libanês e vai abordar questões voltadas à relação de trabalho, empresas e os portadores de deficiência. “Podemos dizer que a inclusão social requer uma mudança cultural. Esta questão é um desafio que pode ser visto pelas empresas como uma grande oportunidade. Possuir uma política de gestão voltada para as pessoas com o objetivo de cultivar a diversidade, sem dúvida, é uma estratégia para ampliar a visão global e integrada da sociedade que a própria organização está inserida. Desta maneira, trataremos do tema no Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida e o assunto será discutido com maior profundidade e detalhamento junto à comunidade científica, organizações e profissionais que atuam nesta área”, declara Eduardo Bahia Santiago, diretor científico da ABQV e coordenador técnico do Congresso.

Pretende-se, ainda, discutir os principais problemas enfrentados pelas organizações, bem como temas ligados ao enfrentamento das consequências e benefícios das mudanças culturais nas empresas. Participarão do simpósio Jorgete Lemos, diretora de diversidade ABRH Brasil, membro do CORES – Comitê de Responsabilidade Social da FIESP, membro do Comitê do Selo Paulista da Diversidade e Conselheira da Universidade Zumbi dos Palmares; Edina Bom Sucesso, doutora em Ciências da Educação pela UM, Portugal, psicóloga e autora de livros, como: “Afeto e Limite: uma vida melhor para pais e filhos”, “Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho”, “Autoestima e Felicidade” e “Até quando? Tortura psicológica e assédio moral no trabalho”, e a Dra. Marilda Lipp, cientista, escritora, psicóloga, Ph.D em Psicologia pela George Washington University, pós doutorada em Stress Social pelo National Institute of Health, EUA.

O evento desenvolve-se ao longo de três dias, com a apresentação de painéis, palestras, trabalhos técnicos, estudos de casos empresariais. Ao lado das atividades técnicas, ocorre a mostra de produtos e serviços, aberta à visitação do público interessado. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do site do http://congresso.abqv.org.br/. Informações pelo e-mail congresso@abqv.org.br ou através do telefone (11) 5081-7028.

O Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida tem patrocínio diamante do Hospital Sírio Libanês, patrocínio esmeralda da Sodexo e patrocínio bronze da Gympass e Sharecare. Os simpósios tem o patrocínio da AON e Ezvida.

Serviço:
17º Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida
Data: 20 a 22/05/2018
Local: Instituo Sírio Libanês
Endereço: Rua Prof. Daher Cutait, 69 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01308-060.
Horário: das 9h às 17h
Inscrições: http://congresso.abqv.org.br/
Tel.: (11) 5081-7028, (11) 5081-4246 ou (11) 3266-6497
E-mail: congresso@abqv.org.br

Simpósio “O Desafio da Inclusão”
Dia 21 de maio | segunda-feira | das 12h30 às 13h30
Tema: O que é diversidade
Jorgete Lemos
Tema: Seremos uma sociedade de tribos?
Edina Bom Sucesso
Tema: Uso da Internet e o Impacto sobre os Relacionamentos
Marilda Lipp

Sobre a ABQV – Fundada em 1995, a ABQV é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Tem como foco desenvolver e integrar profissionais para atuação em Qualidade de Vida e influenciar processos de transformação organizacionais e sociais. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área, e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem-estar. Atua em âmbito nacional e possui empresas associadas em todo o Brasil. www.abqv.org.br

Comentários