24Horas RMC

Incêndio no Walmart de Americana já é o maior na história da cidade


O incêndio de grandes proporções que atingiu o supermercado Walmart, em Americana foi totalmente combatido pelos homens do Corpo de Bombeiros, no início da tarde de quinta-feira(23), o trabalho dos militares que durou mais de 24 horas começou por volta das 10h50m de quarta-feira(22).

”Nós recebemos a chamada por volta das 10h50m e nos deslocamos com duas viaturas do Posto de Bombeiros de Americana, quando vimos no deslocamento a densidade da fumaça, já de pronto pedimos mais viaturas em apoio, ao chegarmos junto com as viaturas de Santa Bárbara d’Oeste constatamos que iríamos precisar de todo o apoio de outros postos de bombeiros…” declarou o 1º Tenente Vitor Chaves do Corpo de Bombeiros de Americana.

De acordo com o oficial, demais viaturas começaram a ser acionadas de diversas cidades da região, como Araras, Rio Claro, Piracicaba, e inclusive da capital paulista e de Campinas, a situação era crítica, havia a possibilidade de desabamento do prédio a qualquer momento, e com toda a experiencia e técnica nenhum bombeiro se feriu, pelo menos 150 homens entre bombeiros e brigadistas de empresas da região participaram da ocorrência através do PAM(Plano de Atendimento Mútuo), se tornando assim o maior incêndio da historia da cidade.

“A maior dificuldade nossa foi justamente adentrar ao local, devido ao risco de desabamento, então tínhamos que combater pela frente, traseira e laterais do prédio, principalmente resfriando botijões de gás e tambores de óleo Diesel que alimenta os geradores, tivemos três frentes de trabalho de combate às chamas que eram constantemente abastecidos por caminhões-pipa do DAE(Departamento de Águas e Esgoto) e empresas da região que fazem parte do PAM…” salientou o Tenente.

Criado em agosto de 2015, o PAM (Plano de Atendimento Mútuo) é um projeto de livre adesão sem fins lucrativos, ele é constituído por organizações públicas e privadas que se propõem a conjugar esforços objetivando a proteção da vida humana, preservação do meio ambiente e do patrimônio. A união de esforços para articular recursos materiais e humanos, garante maior eficiência na resposta a emergências e, por consequência, aumento no nível de segurança geral.

A finalidade social do PAM é o cadastramento, formação, desenvolvimento e treinamento de profissionais que atuam na área de segurança das organizações associadas;intercâmbio e experiências em assuntos de segurança; auxílio mútuo em socorro de emergências e recomendação de melhorias em segurança sem caráter fiscalizatório. Hoje o PAM conta com mais de 20 empresas cadastradas, elas são empresas da região de Americana, Santa Bárbara, Sumaré e Nova Odessa e auxiliou os homens dos Bombeiros com água, lanches, leite, reabastecimento de oxigênio nos cilindros para respiração, unidade móvel com mesas, cadeiras,tendas, câmeras para planejamento de combate a situações de crise e caminhões-pipa para reabastecimento de água para o combate ao incêndio.

Ainda de acordo com o tenente Vitor, toda a área de cerca de 8 mil metros quadrados foram consumidos pelo fogo, todo o prédio deve ser demolido nos próximos dias após o trabalho de perícia terminar, todas as viaturas já deixaram o local e não há mais focos de incêndio.

Nesta ocorrência, mais de vinte viaturas dos Bombeiros de pelo menos 10 cidades incluindo São Paulo e Campinas foram acionadas, três delas em destaque, uma com retroescavadeira, uma com um robô que está em fase experimental e um caminhão baú com tendas, suprimentos e toda uma central de planejamento e gerenciamento de ocorrências, tanto a retroescavadeira quanto o caminhão baú já foram utilizados em grandes tragédias, como a queda do avião da TAM em 2007, no aeroporto de Congonhas/SP que vitimou 199 pessoas, o robô chamado de “Magirus Air Core TAF 20”, é de fabricação alemã, este equipamento consiste em uma unidade auto propulsada e sobre esteiras equipada com uma turbina que proporciona grande demanda de ar sob pressão, assegurando ventilação à grandes ambientes.

Este equipamento inédito no país também conta com 4 entradas para mangueiras de combate à incêndio de 65 mm, permitindo mesclar a demanda de ar com água e ou espuma nebulizada, aumentando seu poder de combate por meio do resfriamento com água e o abafamento com a espuma classe “B”, quando esta é empregada.

O dispositivo é operado por rádio controle, desta maneira, seu controlador pode ficar até 300 metros de distância, permitindo o ingresso do equipamento em atmosferas nocivas ao ser humano, ele já foi utilizado em simulados e pela primeira vez foi usado em ação real, nesta ocorrência de Americana.

Em nota à imprensa, o Walmart afirmou que todos os 134 funcionários que trabalhavam na loja de Americana serão realocados para outras unidades da rede em cidades vizinhas, a empresa ainda informou que aguarda resultados da perícia sobre as causas da tragédia e ainda não contabilizou os prejuízos, o estabelecimento tinha alvará válido até agosto de 2017 segundo a Prefeitura, todos os moradores e comerciantes da região já voltaram aos seus lares e comércios, todas as vias da região estão liberadas ao trânsito e os comerciantes já contabilizam os prejuízos por um dia sem ter vendas em seus estabelecimentos, a polícia civil de Americana já deu início as investigações sobre as causas do incêndio.

 

Redação e imagens: Rafael Rezende

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br