29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Inadimplência do consumidor cresce 10,9% em novembro, revela Serasa Experian

Compartilhe essa notícia!

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor apontou crescimento de 10,9% em novembro de 2014 contra o mesmo mês de 2013. No acumulado de janeiro a novembro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, o índice fechou com elevação de 5,6%. Já na comparação com o mês anterior (outubro de 2014), o índice teve queda de 1,2%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta da inadimplência em novembro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado decorre das maiores dificuldades do consumidor em pagar as suas contas em dia tendo em vista os aumentos sucessivos das taxas de juros ao longo deste período e o enfraquecimento gradual do mercado de trabalho, com queda do nível de emprego em alguns setores da economia, especialmente no setor industrial. Por outro lado, o recuo da inadimplência em novembro/14 com relação ao mês imediatamente anterior (outubro/14) é explicado pela menor quantidade de dias úteis (20 em novembro contra 23 em outubro), impactando principalmente a quantidade de cheques devolvidos pela segunda vez por insuficiência de fundos.

Na decomposição do indicador, as modalidades de dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e cheques sem fundos puxaram a queda mensal, com variações negativas de 3,1% e 12,0% e contribuições negativas de 1,4 p.p. e 0,9 p.p., respectivamente. Já a inadimplência com os bancos e os títulos protestados tiveram alta de 1,6% e 16,9% e contribuíram com 0,8 p.p. e 0,3 p.p., respectivamente. Veja os dados completos na tabela abaixo:

consout

Sobe o valor médio das dívidas não bancárias

O valor médio das dívidas não bancárias apresentou alta de 12,9% de janeiro a novembro de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio dos cheques sem fundos e títulos protestados também tiveram crescimento de 6,3% e 0,8%, respectivamente. Já o valor médio da inadimplência com os bancos registrou queda de 3,7%. Confira mais informações na tabela abaixo:

consout2

A série histórica deste indicador está disponível em:

www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/inadimplencia_consumidor.htm

Metodologia do Indicador

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor reflete o comportamento da inadimplência em âmbito nacional. Considera as variações registradas no número de cheques sem fundos, títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e dívidas não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia etc.) em todo o país. Por levar em conta o inadimplemento das pessoas físicas nas mais diversas modalidades – e não apenas dentro do sistema financeiro –, o índice da Serasa Experian consegue capturar movimentos cíclicos de inadimplência, que, muitas vezes, revelam ocorrências que vão se manifestar no sistema bancário dentro de 6 a 12 meses.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing, identidade digital e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte da Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes ao redor do mundo. O Grupo auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização do processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas na verificação de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade.

A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2014 foi de US$ 4,8 bilhões. A empresa emprega cerca de 16.000 pessoas em 39 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite www.experianplc.com

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!