24Horas Saúde

Implantes dentários em diabéticos. Quais os cuidados?

Consultor da FGM fala sobre os cuidados para a realização de implantes dentários em diabéticos

Planejamento pré e pós-operatórios, higienização bucal frequente e visitas regulares ao dentista são imprescindíveis para o sucesso do procedimento

O diabetes melito é uma doença metabólica sistêmica crônica oriunda da deficiência de insulina (parcial ou total) que leva a uma perda do equilíbrio metabólico. O número de brasileiros diabéticos cresceu nos últimos anos, sobretudo entre jovens, estando também relacionado a fatores como estresse, sedentarismo e maus hábitos alimentares. Uma pesquisa do Ministério da Saúde aponta que a parcela de pessoas que passaram a apresentar a doença aumentou 61,8% entre os anos de 2006 e 2016. Ou seja, 5,5% da população brasileira se tornou diabética nesse período.

Os diabéticos tipo I (insulino-dependentes) podem levar uma vida normal desde que sigam alguns cuidados, mas exigem mais disciplina e controle comparados àqueles tipo II (não insulino-dependentes). Para a realização de implantes dentários, por exemplo, ambos podem precisar de uma preparação antes de se submeter ao procedimento, onde o médico ajustará a dieta e a medicação, além de orientar sobre o controle da taxa de glicose. O próprio dentista pode verificá-la através de um glicosímetro no intuito de evitar a hipoglicemia durante a intervenção.

“Entre as principais características do diabetes estão a baixa resposta reparadora e a pré-disposição à infecções. No entanto, não são fatores impeditivos para que o paciente faça um implante. O dentista deve submetê-lo a uma avaliação prévia e desenvolver uma boa técnica para obter os resultados desejados”, comenta o Dr. Thiago Roberto Gemeli, cirurgião-dentista e consultor da FGM Produtos Odontológicos.

Gemeli também destaca a importância de utilizar sistemas que minimizem o tempo da cirurgia, além de atentar pelo horário em que ela é realizada: “É relevante operar pela manhã, quando a taxa de glicose do organismo está mais adequada e o paciente estabilizado pela medicação, diminuindo o risco de hipoglicemia”, complementa o consultor.

Planejamento – Para que o tratamento seja bem sucedido, é imprescindível que haja um planejamento adequado, e que a competência seja dividida com o médico. Cabe ao dentista, instituir algumas considerações locais:

  • A higienização bucal é fundamental antes e após o implante dentário. Ela deve ser feita, ao menos, três vezes por dia com escovação, uso do fio dental e do enxaguante bucal contendo gluconato de clorexidina. Essa rotina controla a formação da placa bacteriana que, por sua vez, pode comprometer o trabalho já realizado ou causar infecções tardias.
  • Para a realização do procedimento, o diabético deve estar com a taxa de insulina controlada para não ocorrer contratempos durante o tratamento, devendo passar por exame sanguíneo comprobatório. O médico deverá ser consultado sempre que o resultado não estiver a contento.
  • É importante manter uma rotina de consultas ao dentista a cada seis meses para a manutenção do implante. Nesse acompanhamento é realizada a limpeza dos dentes e da gengiva e feito um raio X para verificar se o implante está no lugar certo. Se houver alguma alteração na taxa glicêmica, as idas ao consultório devem ser mais frequentes, em geral a cada três meses. 

Sobre a FGM

Com sede em Joinville (SC), a FGM produz soluções em estética e implantodontia dental para o Brasil e países da Europa, América Latina, Oriente Médio, África e Ásia, além de atender uma média de 30 mil dentistas por ano em cursos de atualização. Com 22 anos de existência, a FGM Produtos Odontológicos detém 80% do mercado nacional em clareadores, sendo líder neste segmento na América Latina. E há mais de 2 anos, revoluciona o mercado com sistema Arcsys de implantes. A marca FGM já satisfez milhões de sorrisos com suas soluções para a estética e saúde bucal. Saiba mais sobre a empresa e seus produtos em www.fgm.ind.br. 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br