24Horas Santa Bárbara d´Oeste

III Fórum Mundial da Bicicleta

Pedala SBO estará presente no III Fórum Mundial da Bicicleta

 

Terceira edição do evento, que deve mobilizar todo o mundo, acontece em fevereiro em Curitiba

 

O Pedala SBO, que trabalha o incentivo, utilização e cultura da Bicicleta, após seis meses de atividade é convidado para participar do III Fórum Mundial da Bicicleta e será único representante das 19 Cidades da RMC, exceto Campinas. O evento que reúne ciclistas, Ongs e pessoas interessadas na questão da Mobilidade Urbana por Bicicleta, que tem interesse comum, o de proporcionar Cidades para Pessoas, onde a Bicicleta tem um potencial incrível para humanizar a sociedade e permitir que todos compartilhem das vias públicas de forma organizada e com segurança, focada na promoção da bicicleta como meio de transporte nos grandes centros urbanos.

 

“ O entendimento da bicicleta como um instrumento transformador da qualidade de vida das pessoas é cada dia mais presente na vida dos cidadãos, portanto, é de extrema importância interagir, compartilhar e permitir que as todos possam ter esse contato e contribuir para melhoria do lugar onde vivemos, das demais cidades. ”

III Fórum Mundial da Bicicleta 2014

 

De 13 a 16 de fevereiro de 2014 será realizado o Terceiro Fórum Mundial da Bicicleta (FMB), desta vez em Curitiba – PR. Além de debates com especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas como urbanismo, saúde, educação, arte e turismo, o FMB vai oferecer oficinas; painéis, mesas-redondas, sessões de cinema, passeios ciclísticos, festas de rua, feira, reuniões, escolas de bicicleta, mobilizando pessoas de diversos lugares.

 

Esta edição traz o conceito “A Cidade em Equilíbrio” e busca resgatar ideias de planejamento urbano voltadas para as pessoas e espaços de convivência, apontando soluções para harmonizar pedestres, ciclistas, motoristas e demais atores do trânsito. Será um evento de pessoas e para pessoas. O objetivo é criar um espaço de discussão e de reflexão para toda a sociedade sobre a maneira como pensamos o trânsito, o planejamento de nossas cidades e o modo de vida que estamos construindo.

 

Como surgiu o Fórum

 

De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o Brasil é o quinto maior mercado mundial de bicicletas. Estima-se que a frota nacional seja de 75 milhões, e cerca de metade delas são usadas em substituição a veículos poluidores – ou seja, são pessoas que vão ao trabalho, à escola, faculdade, igreja pedalando. Nos últimos anos houve um incremento, pouco significativo, no uso da bicicleta para lazer.  Em busca de atenção para estas e outras questões, há vários anos ciclistas se reúnem em diversas partes do país para realizar bicicletadas. Como em 2011, em Porto Alegre, quando um grupo de ciclistas foi atropelado por um carro, durante uma pedalada conjunta.

 

Em 2012, aconteceu a primeira edição do Fórum na mesma cidade onde houve o acidente. A data escolhida, 25 de fevereiro, marcou o atropelamento coletivo. A segunda edição em 2013, organizada na mesma cidade, atraiu mais de sete mil pessoas de todo mundo. E também serviu de estímulo à discussão de novas formas de garantir mais estrutura para os ciclistas e mais segurança no trânsito para a população em geral.

 

Um evento para todos

 

O FMB é um evento financiado colaborativamente (crowdfunding). Apenas a arrecadação via Catarse obteve R$ 38.560,00 doados por 513 apoiadores de todo o Brasil. A participação no Fórum será gratuita e todo o evento está sendo organizado de forma horizontal e voluntária.

 

Interessados já propuseram mais de noventa atividades como palestras, oficinas, vivências, etc. A ideia é abordar assuntos como planejamento urbano, cicloativismo, transporte, lazer, esporte, convivência urbana, acessibilidade, entre outros assuntos afins. O Fórum irá disponibilizar a infraestrutura básica para realização das atividades, que por sua vez serão gratuitas.

 

PALESTRANTES INTERNACIONAIS CONFIRMADOS

 

Elly Blue (Usa), é ativista da bicicleta, editora e autora de livros sobre a temática.

 

Mona Caron (Usa), nasceu na Suiça, mas vive e trabalha principalmente em São Francisco (USA), como ilustradora desde 1996 e como muralista desde 1998.

 

Lars Gemzoe (Copenhagen, Dn), Senior Consultant, Architect Maa, tem mais de 30 anos de experiência ensinando e praticando arquitetura em diversos lugares do mundo.

 

Olga l. Sarmiento (Colômbia), é Professora Associada do Departamento de Saúde Pública em los Andes (Bogotá, Colômbia).

 

 

Carlos Marroquin (Guatemala), tem apoiado o desenvolvimento rural sustentável promovendo a aplicação de tecnologia apropriada por quase 20 anos.

 

 

Carlos Cadena Gaitán (Holanda), é colombiano pós doutorando da Universidade das Nações Unidas (Holanda). Lá seus estudos centram-se sobre as políticas determinantes no transporte sustentável

 

Chris Carlsson (Usa), Ativista norte-americano do espaço urbano, o fundador da Critical Mass (Massa Crítica), em 1992, Chris Carlsson, já tem seu movimento espalhado por mais de 300 cidades no mundo.
Vídeo de divulgação desta edição: https://vimeo.com/84185846

 

#ÉPossivelConviver

 

Contato e Informações

Eduardo Alves do Vale

Coordenador  do Pedala SBO

Bike Anjo SBO

( 19 ) 9 9227 7210 /  9 8876 4998

Facebook :   Pedala SBO 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br