II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas reúne cerca de 40 atletas em SP

Etapa neste final de semana terá a avaliação da comissão técnica da Seleção brasileira da modalidade para convocar a equipe que irá ao Mundial em novembro, em Roma. Foto: Divulgação CPB

 

São Paulo recebe a II Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas a partir desta sexta-feira, 4, no Centro de Treinamento Paralímpico. A competição reunirá cerca de 40 atletas e marca um ponto importante na preparação da equipe rumo ao Mundial da modalidade, em novembro, em Roma.

 

O coordenador técnico Valber Lázaro Nazareth e o técnico Ivan Schwantes acompanharão todos os jogos e considerarão as performances mais marcantes para efeitos de convocação da Seleção nacional que irá à capital italiana no final do ano.

 

Alex de Souza, esgrimista desde 2010 depois de passar pelo atletismo, vai tentar em casa o bicampeonato na Copa Brasil. “Meu melhor rendimento é no sabre, mas também conquistei um ouro no florete na I Copa Brasil e quero repetir o feito. Tenho treinado intensamente, estou muito focado e quero melhorar cada vez mais para estar entre os convocados da equipe brasileira no Mundial de Roma”, comentou. O esgrimista nasceu com má-formação congênita nas extremidades dos membros.

 

Na I Copa Brasil, em abril, Alex ainda compôs o time paulista que conquistou a prata por equipes. O ouro ficou com os paranaenses, que venceram por 45 a 21. O grupo do sul era formado por Jovane Guissone, Moacir Ribeiro, Sandro Colaço e Rodrigo Massarutt.

 

Esta será a última oportunidade da comissão técnica da Seleção para avaliar os atletas em um evento no país. O calendário reserva-lhes somente a participação na etapa da Copa do Mundo de Atlanta (EUA), no início de setembro. O Campeonato Brasileiro ocorrerá no final de novembro, após o término do Mundial em Roma.

 

O final de semana também contará com atletas de outras três modalidades em ação no CT Paralímpico. A partir desta sexta-feira, 4, iniciam-se as disputas do halterofilismo, válidas pela segunda etapa nacional do Circuito Loterias Caixa. Atletismo e natação também serão realizadas no sábado, 5, e domingo, 6. Aproximadamente 600 atletas paralímpicos disputarão as duas competições em São Paulo nos próximos dias.

 

 

Programação II Copa Brasil de Esgrima em CR 

Sexta-feira, 4 (9h às 17h)

Florete masculino (categorias A e C) e Florete feminino (categorias A e B)

Espada masculino (B) e espada feminino (C)

Sabre masculino e feminino (A)

 

Sábado, 5 (9h às 17h)

Espada masculino (A e C)

Florete feminino (A e C)

Florete masculino (B)

Sabre masculino e feminino (B)

 

Domingo, 6 (8h às 12h) 

Equipes masculino e feminino sabre (C)

 

Local: CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5), São Paulo (SP)

 

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro