24Horas RMC

IGA realiza maior competição internacional

InterIGA Brasil 2017 acontece entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro e oferece também workshops aos visitantes. A entrada é gratuita
O IGA, Instituto Gastronômico das Américas, realiza nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a final da sexta edição da mais importante competição internacional de gastronomia da América Latina, o InterIGA Brasil 2017, em Campinas, São Paulo. O evento deste ano vai contar com a participação de 180 alunos e mais de cinco mil passantes do IGA – a maior rede de escolas de gastronomia e culinária do mundo. Além de promover o intercâmbio de 209 integrantes entre alunos e professores do IGA selecionados para a final, os objetivos do InterIGA são oferecer acesso gratuito ao mundo da mais alta gastronomia à população local e visitantes de outras cidades e estados, como também, promover networking entre empresários e profissionais que atuam em bares, hotéis e restaurantes pelo Brasil.

As eliminatórias vem acontecendo nos últimos dois meses nas 33 cidades com escolas da rede, como Bauru (SP), Campinas (SP), Guarulhos (SP), Mooca (SP), Morumbi (SP), Pinheiros (SP), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Sorocaba (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Londrina (PR), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Barra da Tijuca (RJ), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Vila Velha (ES). Os alunos selecionados para a grande final terão estadia e passagens aéreas pagas pelo IGA para ir à Campinas, em São Paulo, para participar do evento. Dentre os alunos, há crianças de 8 a 14 anos, pois, no período, também acontecerá uma competição infantil. “Mais do que uma competição saudável e exclusiva do Brasil,  o InterIGA é sempre um cenário pertinente para a descoberta de novos talentos. Além disso, o evento conta com ações sociais em parcerias com a Prefeitura de Campinas, como por exemplo a Oficina de Hamburgueres”, conta o chef André Otero da Rede IGA, um dos responsáveis do evento, que reúne mais de vinte anos de experiência internacional e formado nas melhores e mais conceituadas escolas de gastronomia do mundo.

O que também torna o InterIGA uma competição de peso é a participação de renomados Chefs internacionais e brasileiros, que permite a troca de conhecimento entre os profissionais e os aspirantes a cozinheiros. A comissão julgadora deste ano será formada por executivos da Bunge, mestres cervejeiros do Brasil (marcas Baden Baden e de Eisenbahn), e chefs como Marcelo Toullier (do Uruguai), Emiliano Temperini e Pablo Calabruso, da Argentina, Luis Farias, considerado o melhor chef confeiteiro do mundo em 2016 pela UIBC (Union Internationale de la Boulangerie et Confiserie), autoridades da panificação e confeitaria mundial, e membros da FIC Brasile (Federazione Italiana Cuochi Delegazione Brasile). Além de julgar, os profissionais convidados vão presentear o público com um workshop sobre o mercado gastronômico.

O InterIGA também contará com importantes convidados ligados à gastronomia pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, entidade que tem como missão contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região. Além deste apoiador, o evento conta com a participação da Prefeitura Municipal de Campinas e das marcas Eisenbahn, Baden Baden, Nestlé, Bunge, Kitchenaid, Pratica, Tramontina, Azul Linhas Aereas, que oferecerão produtos para a execução dos pratos. O InterIGA deste ano espera receber mais de cinco mil visitantes.

 

Sobre a competição:

Os 180 finalistas participarão da final, dividida em dois dias. Entre os princípios avaliados estão manipulação e finalização. “Em segunda instância verificaremos o sabor, combinação, harmonização, além, claro, da higiene durante o preparo do prato”, conta o Chef André Otero.

 

Sobre a Rede IGA:

Fundada em 2001, nas cidades argentinas Rafaela e São Francisco, o Instituto Gastronômico das Américas tem o intuito de democratizar o acesso à educação gastronômica por meio de suas escolas. As unidades IGA oferecem cursos livres e profissionalizantes de gastronomia e de culinária para crianças, jovens e adultos. As escolas da rede têm cerca de 250 metros quadrados e são compostas por equipamentos de primeira linha no ambiente da cozinha profissional. Para garantir o andamento das aulas, o IGA conta com a parceria de importantes fornecedores do meio, como Eisenbahn, Baden Baden, Nestlé, Bunge, Kitchenaid, Pratica, Tramontina, Azul Linhas Aereas.

No Brasil, a rede já conta com 33 unidades em operação em 12 estados brasileiros, sendo eles: Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Além da Argentina, possui presença em outros cinco países como Paraguai, Uruguai, Bolívia, Panamá e Estados Unidos, totalizando 103 franquias. Em 2016, registrou receita mundial superior a 57 milhões de reais.

INTERIGA BRASIL 2017

LOCAL IGA CAMPINAS

CEL. QUIRINO 333

SABADO DAS 09 AS 19

DOMINGO 01 OUTUBRO DAS 09 AS 14

 

 

WORKSHOPS INTERIGA 2017

 

Horário Sábado

(30/09)

Horário Domingo (01/10)
10:00 10:30 Nestlé

chefs da empresa em foodservice

11:30 Qualimax

chefs da empresa em foodservice

 

11:30 Danilo Arellano e Andre Otero Fusion gastronomica Brasil Peru
12 : 30

sala 01

Oficina de hamburgueres gourmet Assintencial

P. M. Campinas

12 : 30

sala 01

Oficina de hamburgueres gourmet Assintencial

P. M. Campinas

12:30 Pablo Calabruso e Emiliano Temperini, clássicos da Gastronomia Argentina: empanadas 12:30 Bunge

chefs da academia Bunge

em confeitaria

14:00 Qualimax

chefs da empresa em foodservice

14:00 Kitchenaid chefs da empresa em foodservice
15:30 Nestlé chefs da empresa em foodservice
17:00 Roberto Scarel e Marcelo Toulier, Tapas Espanholas
18:00 Sicao

Chocolateschefs da empresa em foodservice

 

 

ANDRE OTERO

EXPANSÃO COMERCIAL / COORDENAÇÃO ACADEMICA BRASIL USA

COMERCIAL EXPANSION/ ACADEMIC COORDINATION BRAZIL USA

IGA AMERICAS / MORE THAN 110 INSTITUTES IN 07 COUNTRIES

CEL. QUIRINO 333 CAMPINAS ; SAO PAULO ; BRASIL CEP 13025-000

Tel: (+55) 19 3252-3366 Móbile/Claro – (55)  19 99 863 0909  W APP

 

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
http://sb24horas.com.br