19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Idosos precisam de cuidados especiais no inverno

Compartilhe essa notícia!

Doenças do inverno sempre causam preocupações. Dores nas articulações, aumento das alergias, gripes e outros problemas de saúde nos idosos são comuns nesta estação. Por ser uma fase especial da vida e estarem mais suscetíveis eles precisam de atenção redobrada.

 

Familiares e cuidadores devem ficar atentos com as dores na terceira idade. “Infelizmente, é habitual associar as reclamações com a idade e, em algumas situações, só levarem o idoso a um especialista quando o problema agrava. Por isso, é preciso observar e prevenir o quanto antes”, orienta a enfermeira Michele de Campos Cruz, responsável técnica do Bellatrix Residencial para Idosos, localizado em São Pedro (SP).

 

No caso de dores nas articulações, potencializadas com a chegada das baixas temperaturas, entre as dicas da enfermeira estão atividades físicas como recreações e caminhadas de 15 a 30 minutos regulares, porém, com exercícios de alongamento para não correr risco de lesões. Sua opinião é compartilhada pelo fisioterapeuta do Bellatrix, Nicholas Momesso Cardoso: “A manhã é excelente, mas deve-se evitar o sol após às 9 horas, inclusive no inverno. Também é fundamental o acompanhamento de profissionais em todos os esportes ou qualquer atividade física praticada por idosos”, alerta.

 

Agasalhos também são essenciais para manter os idosos aquecidos.  “Na terceira idade, o organismo humano reduz a capacidade de regular sua própria temperatura, por isso, as trocas de calor, que normalmente levam o sangue para todas as partes do corpo e aquecem os tecidos, ficam prejudicadas e fazem com que os idosos sintam mais frio que os jovens”, completa.

 

Entre as causas destas dores estão o encolhimento do corpo (tremor), provocado pela sensação de frio, a redução do fluxo sanguíneo por causa da constrição das veias e a saúde debilitada. Porém, não é a única enfermidade que merece atenção quando o assunto é o idoso.

 

A vacinação contra a gripe é outra boa oportunidade de prevenção. Feita pelo sistema público de saúde e por clínicas particulares, contribui para melhorar a qualidade de vida. De acordo com a enfermeira Michele, “sem gripe, a possibilidade de terem outro tipo de patologia, como pneumonia, torna-se muito menor”.

 

De forma geral, as pessoas sentem menos sede nos meses do inverno. “No Bellatrix priorizamos a hidratação, tanto na ingestão hídrica quanto na manutenção da umidade da pele com hidratantes específicos, pois o frio tende a desidratar e ocorrem lacerações na pele”, explica Michele. Para a enfermeira, todas as atitudes em favor dos idosos são importantes em qualquer estação, mas “o carinho é essencial para manter o corpo e a alma aquecidos”.

 

SOBRE O BELLATRIX – Idealizado há 10 anos pelos empresários Alvaro Molinari e Alvaro de Andrade Molinari, o Bellatrix Residencial para Idosos conta com 20 apartamentos, entre simples e duplos, com segurança 24 horas e profissionais como cuidadores, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médico, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, musicoterapeuta, psicólogo, psiquiatra, cozinheiras, camareiras, passadeiras, lavadeiras, equipes de limpeza, jardinagem e multidisciplinar para realização de atividades voltadas ao convívio social, lazer e integração com a natureza. Também oferece tratamento diferenciado para moradores com doenças crônicas, degenerativas ou com alguma deficiência específica, com profissionais e acompanhantes qualificados.

 

SERVIÇO:

O Bellatrix Residencial para Idosos fica na Avenida das Azaleias, quadra 39, lotes 12 e 13, no bairro Alpes das Águas, em São Pedro. Mais informações pelo (19) 3481-4282 ou www.bellatrixresidencial.com.br.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!