29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Ideb: Educação de S.Bárbara apresenta nota superior a meta estabelecida pelo MEC

Compartilhe essa notícia!

Nota 6,4 conquistada em 2013 deixa o município à frente das médias Estadual e Nacional

 

A rede municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste conquistou a nota de 6,4 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013, estudo apresentado pelo Governo Federal, por meio do MEC (Ministério da Educação). A nota apresentada pelas escolas municipais é superior a meta estabelecida pelo MEC ao município (6,1) e está acima das médias Estadual (6,1) e Nacional (5,2). O resultado barbarense em 2013 bate também a meta estabelecida para 2015, quando o município terá que apresentar nota 6,4.

 

Entre as escolas, o melhor desempenho foi da Emefei (Escola Municipal de Educação Fundamental e Ensino Infantil) “Profª Purificacion Sanches Fonseca – Dona Pura”, localizada no Jardim Monte Líbano, com nota de 7,1 nas provas aplicadas entre alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Ainda nesta análise destacaram-se na rede municipal barbarense a EMEF Ruth Garrido Roque, no Rochelle, com nota 7,0, e a Emefei “Prof. Augusto Scomparin”, no Jardim Mariana, com nota 6,9.

 

Na análise do prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Denis Andia, o resultado positivo demonstra um conjunto de fatores dentro da Administração Municipal. “Essa é uma vitória extremamente importante e que consolida de maneira positiva o bom trabalho que realizamos todos os dias junto à Educação. É sinal de que as nossas expectativas num futuro melhor estão sendo trabalhadas no presente”, disse. “Trabalhamos na formação continuada dos educadores, material didático de qualidade, entre outros. Temos também que dar todo o mérito aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, equipes de apoio e equipe técnica da Secretaria de Educação”, comentou a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

 

Ainda de acordo com a secretária, apesar da meta de 2015 já ter sido atingida em 2013, o compromisso da pasta é intensificar o trabalho junto às escolas na questão pedagógica através de orientações e acompanhamentos. “Hoje o nossa rede municipal ocupa o 4º lugar do Ideb da Região Metropolitana de Campinas. Nossos desafios na administração do prefeito Denis Andia são manter o índice ou avançar nos resultados e que as escolas que ficaram abaixo da média possam ser assistidas de modo a atingir o resultado esperado”, completou.

 

Segundo o Governo Federal, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o País, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022, o que corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

 

Assessoria de Imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!