I Concurso de Caipirinha é novidade na 13ª Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba

A 13ª Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba terá uma novidade este ano: o 1º Concurso de Caipirinha, que deverá movimentar ainda mais a tradicional festa da cidade. Realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), o evento, que conta com atrações gastronômicas e musicais, acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de novembro, no Engenho Central. O concurso oferece inscrições até o dia 06/11, para o envio de receitas de caipirinhas. A seleção será no dia 09/11, no Museu da Cana.

A ideia do Concurso de Caipirinha surgiu baseada na origem dessa bebida que tanto atrai o paladar do piracicabano. De acordo com o Blog da Cachaça, embora não haja um registro oficial sobre a sua história, conta-se que a bebida foi encomendada por fazendeiros latifundiários como um drink para festas, substituindo o uísque e o vinho importado. O seu nome faz alusão às pessoas que bebiam o drink, originalmente, que eram os caipiras do interior.

As receitas para o concurso deverão ser criadas à base de cachaça, limão, açúcar e gelo, com adição de qualquer outro ingrediente. Elas serão escolhidas por um júri e premiadas com um voucher de viagem da agência Monte Alegre, no valor de R$ 500 (1º lugar); um jantar na Churrascaria Sal e Grill (2º lugar) e uma cesta de produtos feitos a partir da bebida (3º lugar).

A programação deste ano conta com duas novidades de peso para a Festa do Peixe e da Cachaça. O concurso que tende a engrandecer a cultura piracicabana e a mudança de local para o Engenho Central, que permite a oferta de uma estrutura melhor para acomodar o público estimado em mais de 8 mil pessoas”, comenta a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese.

A 13ª Festa do Peixe e da Cachaça tem o objetivo de fomentar e difundir a cultura piracicabana, apresentando aos moradores e turistas os famosos atrativos gastronômicos da cidade, o peixe e a cachaça. Além dos produtores de cachaça e restaurantes, o evento também contará com a presença de algumas cervejarias artesanais da cidade. Neste ano a festa terá 17 expositores, sendo os restaurantes Porto das Águas, Capitão Gancho e Balalaika; as cachaçarias Vô Nino, Vigário, Velho Jonas, Fatec (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), Jacaré Pupira, Piracicabana, Urutau, Bico Doce, Tiquara, D’Reis, Spolador e Docycana; e as cervejarias artesanais Leuven e Cevada Pura.

O início da festa acontece na sexta-feira, dia 10, a partir das 19h30, com abertura oficial e apresentação da Banda União Operária. Nos dias 11 e 12, a partir das 12h, a população poderá prestigiar shows musicais, além dos pratos tradicionais e bebidas à base de cachaça.

Entre os atrativos gastronômicos que serão oferecidos a partir de R$ 10, pelos restaurantes estão as porções de pintado, de badejo, de costelinha de tambaqui, bolinho de tilápia com parmesão, espeto de pintado e de camarão, pastel de camarão, além de porções tradicionais à dorê e cuscuz de frango. As cachaçarias apresentarão sabores variados, além das cachaças tradicionais e licores de cachaça, e as cervejarias também trarão o melhor da cerveja artesanal da cidade.

Inscrições – Para a inscrição no I Concurso de Caipirinha, os interessados devem preencher a ficha disponibilizada no regulamento do evento e encaminhar, junto com a receita de caipirinha, para o concursocaipirinha@piracicaba.sp.gov.br.

13ª Festa do Peixe e da Cachaça de Piracicaba

10/11, às 19h30 – Abertura Oficial e apresentação da Banda União Operária

11/11

13h – Rodolfo Magalhães MPB

15h – Alex e Nando

17h – Máfia do Jazz

19h – Pedro e Pedrinho

21h – Banda H7

12/11

12h30 – Projeto Raízes

14h30 – Jazz Itinerante

16h – U2 Tribute

18h – Show de MPB

Comentários