28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Hospital Sobrapar recebe cirurgião que realizou maior transplante de face do mundo

Compartilhe essa notícia!

Cirurgião Eduardo Rodriguez, responsável pelo maior transplante de face no mundo,

visita Hospital Sobrapar, em Campinas/SP

O cirurgião plástico norte-americano Eduardo Rodriguez, que liderou o mais complexo transplante de face realizado até agora no mundo, visitará o Hospital Sobrapar Crânio e Face, em Campinas/SP, nesta segunda-feira, dia 04 de setembro, a partir das 11 horas, quando atenderá a Imprensa.

 

Rodrigues conhecerá as instalações do hospital e pacientes atendidos pela instituição. O Sobrapar é reconhecido como um dos principais centros de tratamento de anomalias craniofaciais no mundo. O cirurgião receberá ainda uma homenagem como Visiting Professor, programa da instituição que já reconheceu outros 10 especialistas mundiais em reconstrução craniofacial.

 

Rodriguez liderou o transplante de face em um paciente dos Estados Unidos que ficou totalmente desfigurado em 2001 quando trabalhava como bombeiro voluntário, após o teto de uma casa em chamas cair sobre ele. A cirurgia deu ao paciente um novo rosto, couro cabeludo, orelhas, canais auditivos e algumas porções de ossos do queixo, bochechas e nariz, além de novas pálpebras e músculos.

 

Chefe de cirurgia plástica da New York University, Rodriguez conhece o trabalho realizado pelo cirurgião plástico Cassio Eduardo Raposo do Amaral, vice-presidente do Sobrapar, com cirurgias de alta complexidade, e o convidou a participar do congresso State of the Art: Facial Reconstruction and Transplantation, em New York, em julho último, no painel sobre reconstrução craniofacial pediátrica.

 

No Brasil, o transplante de face não é realizado. Para fazê-lo, será necessária a discussão ética e de prioridades junto às entidades reguladoras dos transplantes de órgãos brasileiras. Caso exista a opção pela futura criação de programas de transplantes de tecidos compostos vascularizados no país, a legislação deverá ser adaptada para possibilitar a doação e o transplante facial.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!