Hospital Sobrapar recebe cirurgião que realizou maior transplante de face do mundo

Cirurgião Eduardo Rodriguez, responsável pelo maior transplante de face no mundo,

visita Hospital Sobrapar, em Campinas/SP

O cirurgião plástico norte-americano Eduardo Rodriguez, que liderou o mais complexo transplante de face realizado até agora no mundo, visitará o Hospital Sobrapar Crânio e Face, em Campinas/SP, nesta segunda-feira, dia 04 de setembro, a partir das 11 horas, quando atenderá a Imprensa.

 

Rodrigues conhecerá as instalações do hospital e pacientes atendidos pela instituição. O Sobrapar é reconhecido como um dos principais centros de tratamento de anomalias craniofaciais no mundo. O cirurgião receberá ainda uma homenagem como Visiting Professor, programa da instituição que já reconheceu outros 10 especialistas mundiais em reconstrução craniofacial.

 

Rodriguez liderou o transplante de face em um paciente dos Estados Unidos que ficou totalmente desfigurado em 2001 quando trabalhava como bombeiro voluntário, após o teto de uma casa em chamas cair sobre ele. A cirurgia deu ao paciente um novo rosto, couro cabeludo, orelhas, canais auditivos e algumas porções de ossos do queixo, bochechas e nariz, além de novas pálpebras e músculos.

 

Chefe de cirurgia plástica da New York University, Rodriguez conhece o trabalho realizado pelo cirurgião plástico Cassio Eduardo Raposo do Amaral, vice-presidente do Sobrapar, com cirurgias de alta complexidade, e o convidou a participar do congresso State of the Art: Facial Reconstruction and Transplantation, em New York, em julho último, no painel sobre reconstrução craniofacial pediátrica.

 

No Brasil, o transplante de face não é realizado. Para fazê-lo, será necessária a discussão ética e de prioridades junto às entidades reguladoras dos transplantes de órgãos brasileiras. Caso exista a opção pela futura criação de programas de transplantes de tecidos compostos vascularizados no país, a legislação deverá ser adaptada para possibilitar a doação e o transplante facial.

Comentários