Hortas caseiras são opções viáveis para quem busca uma alimentação mais saudável

Curso do Senac Americana ensina métodos da prática, que pode ser desenvolvida também em espaços pequenos

Preocupados com a saúde e com a qualidade de vida, os brasileiros querem mudar seus hábitos alimentares. É o que aponta uma pesquisa da agência Euromonitor Internacional realizada em todo país e divulgada em abril deste ano. A análise mostra que 83% da população pretende investir mais em alimentos saudáveis e 79% já substitui produtos convencionais por opções orgânicas.

Nesse contexto, as hortas domésticas ganham espaço e se tornam opções viáveis para quem busca um caminho alimentar sustentável e produtos livres de agrotóxicos. Para auxiliar esse público a produzir suas próprias hortaliças, o Senac Americana oferece o curso de Horta Caseira, que capacita o aluno a criar e desenvolver “plantações” pessoais.

“A busca pela qualidade de vida relacionada à alimentação cresce a cada dia. E quando consumimos algo produzido por nós mesmos, sabemos que a essência do alimento é especial. E o curso do Senac parte dessa premissa, com foco nas técnicas básicas para o desenvolvimento da horta”, explica Talita Peron, docente da área de arquitetura e urbanismo da unidade.

Sem restrições de espaço, a prática é adaptável a diversos ambientes, inclusive pequenos apartamentos. “Com criatividade, é possível criar hortaliças verticalmente em quintais estreitos ou até mesmo em sacadas. Nestes casos, o uso de caixas, caixotes, sapateiras e outros materiais são ótimas alternativas de suporte para as hortas”, afirma a docente.

Indicada para todos que buscam novos conhecimentos, a qualificação destaca as técnicas básicas do cultivo. “No curso, detalhamos as principais maneiras para a horta se manter sustentável, englobando procedimentos como o controle de pragas, doenças, umidade, temperatura e a higiene e os cuidados com as ferramentas que serão utilizadas”, comenta Talita.

Terrários

Ainda na área de arquitetura e urbanismo, o Senac Americana oferece o curso de Terrários, que são ecossistemas vivos que podem reproduzir, em miniatura, florestas e jardins. A capacitação mostra aos alunos como desenvolver e manter um terrário, largamente utilizado para decoração e harmonização de interiores, ativo por longos períodos e integrá-los aos ambientes.

Para mais informações sobre os cursos de Horta Caseira e Terrários, acesse o portal www.sp.senac.br/americana ou entre em contato pelo e-mail americana@sp.senac.br.

 

Serviço:

Horta Caseira

Datas: de 13 a 27 setembro de 2017

Horários: quartas-feiras, das 13h30 às 17h30

 

Terrários

Data: de 1º a 22 de setembro de 2017

Horário: sextas-feiras, das 13h30 às 17h30

 

Local: Senac Americana

Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo

Informações: www.sp.senac.br/americana

 

 

*Pesquisa Euromonitor – http://emais.estadao.com.br/blogs/comida-de-verdade/pesquisas-de-mercado-apontam-maior-preocupacao-com-alimentacao-saudavel/